Exemplo de inclusão digital

9 de fevereiro de 2010 - 09:50

Uma escola de Jati, no Cariri, mostrou que trabalho em grupo pode melhorar a vida da comunidade

Eles foram reconhecidos com o primeiro lugar em Inclusão Digital no prêmio Ceará de Cidadania Eletrônica, promovido pelo Governo do Estado. Agora, professora e alunos do projeto Voluntários da Inclusão Digital, na Escola Estadual Moisés Bento, querem ampliar a abrangência da iniciativa.

A mobilização na unidade de ensino beneficiou com conhecimentos em informática moradores das zonas rural e urbana de Jati, a 524 km de Fortaleza. O grupo dedicou os sábados para socializar os conhecimentos em tecnologia educacional, conseguindo inserir no mundo da informática 60 pessoas do município. Para isso foram necessários apenas os 19 computadores do laboratório da escola, e principalmente a vontade dos voluntários de ajudar a outras pessoas.

Responsável pela criação do projeto, a professora Francisca Alves de Medeiros Couto, vibra com a conquista. “Nossa meta foi promover um enriquecimento cultural dos moradores que se interessaram pelo convite para aprender“, diz.

Os voluntários agora já estão se organizam para a formação de uma nova turma em 2010, mas, segundo ela, vão precisar de novos mouses e teclados para os computadores do laboratório de informática, pois os antigos apresentam problemas.

EMAIS

O Prêmio Ceará de Cidadania Eletrônica foi instituído em 2004 pelo Governo do Estado. Ele premia os melhores projetos que utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Os critérios de seleção são: facilidade de acesso, democratização, serviços públicos oferecidos, qualidade da informação, dentre outros. 

Fonte:o povo
Editoria:Ceará
Data:09/02/10