Unilab levará desenvolvimento

8 de fevereiro de 2010 - 08:33

Em clima de otimismo, o município de Redenção aguarda com expectativa a construção da Universidade Unilab

Redenção. “Com a instalação da Universidade da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) e a construção da estrada ligando Redenção a Pacoti, no Maciço de Baturité, a cidade vai passar por uma transformação que ninguém jamais imaginou. São duas obras importantes que estão perto de se tornar realidade”, afirma a prefeita de Redenção, Francisca Torres Bezerra, a Cimar, reeleita para administrar a cidade onde aconteceu a abolição da escravatura no Ceará, distante 50 quilômetros da Capital. Ela se mostrou bastante motivada a trabalhar em prol da população de seu município, uma vez que, com a chegada desta unidade de Ensino Superior, as oportunidades de desenvolvimento aumentarão para todos na região.

A Unilab vai viabilizar o intercâmbio de estudantes do Brasil com outros países de língua portuguesa como Angola, Guiné Bissau, Timor Leste, Macau, entre outros. A prefeita acredita que Redenção vai se tornar um grande polo de desenvolvimento econômico e cultural. “Quando em funcionamento, a Unilab vai mudar a história não só de Redenção, mas de toda a região do Maciço de Baturité”, afirma. E com a construção da estrada ligando a cidade às de Pacoti e Guaramiranga, reduzindo a distância em 43 quilômetros, o fluxo turístico de Fortaleza para aquela região vai aumentar.

O empenho da prefeita junto ao Governo do Estado tem sido constante para agilizar as obras. O projeto deve ser iniciado até maio, gerando emprego e renda na sede do município, mas também beneficiando as localidades de Olho D”água dos Constantinos, Serrinha, Sítio Paraíso e distrito de Guaci.

Em toda sua extensão de 23 quilômetros, a estrada entre Redenção e Pacoti prevê melhorias não só de tráfego, mas com impacto positivo na economia e no turismo da região.

A prefeita acredita que com a diminuição da distância, um fluxo bem maior de turistas deverá ser registrado no Maciço, que tem uma série de atrativos naturais, como cachoeiras, trilhas ecológicas e esportes de aventura. Além disso, novos estabelecimentos comerciais como restaurantes, hotéis, pousadas, dentre outros, poderão se instalar em toda sua extensão.

“Esta é a hora do desenvolvimento. Basta que cada uma procure agregar costumes e valores culturais para viabilizar a visita de turistas em toda a região do Maciço”, afirma Cimar.

Fonte: Diário do Nordeste
Editoria: Regional