Eólicas buscam ventos no Interior

4 de fevereiro de 2010 - 11:35

A Coluna foi informada que começou no meio empresarial local o interesse para expandir as instalações de usinas eólicas para fazendas no interior do Estado, em áreas que possam assegurar as condições dos ventos que oferecem as regiões marinhas. Diversificação, custo de operação e de aluguel da área para instalação das usinas são os motivos apontados.

Atualmente, algumas regiões serranas do Estado, entre elas Ubajara e Viçosa, estão na lista de espera para a instalação de fazendas eólicas, segundo disse à Coluna o diretor de Atrações de Investimentos da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Fernando Pessoa. Além dessas cidades, a região do Cariri é também outro local que está sendo sondado no momento para a implantação de aerogeradores.

O diretor da Adece disse também que já houve pedidos de incentivos fiscais para implantação de parque de geração de energia eólica fora do litoral cearense, mas que não existe nada de concreto até a presente data.

O maior parque do País gerador de energia através dos ventos não está situado no litoral. O Parque Eólico de Osório, no Rio Grande do Sul, fica localizado à beira de um lago, a cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre, no município de Osório, e possui 75 máquinas em operação. Tem potência instalada para a geração de 150 megawatts, ou 425 milhões de kilowatts/hora por ano.

Mesmo assim, o Ceará hoje supera o Rio Grande do Sul na geração desse tipo de energia em função da quantidade de usinas instaladas no Estado. O maior parque eólico cearense no momento em atividade está na Praia Formosa, em Camocim, com 50 torres, sendo que dois dos aeogeradores ainda estão fora de operação por questões judiciais.

A notícia da instalação de fazendas eólicas fora do litoral cearense é boa para o turismo do Estado porque, pelo menos por enquanto, as dunas que ainda não foram ocupadas terão o seu visual natural preservado.

 

Fonte: Jornal O Povo
Coluna: Vertical S/A
Data: 29/01/10