2010: ano de muito calor e pouca chuva

3 de fevereiro de 2010 - 16:30

O desconforto sentido pelo fortalezense tem explicação. A temperatura é 1,3º maior que a média histórica de janeiro

Sorvete, abanador, ar-condicionado no volume máximo. Ainda assim, parece que nada diminui a sensação de desconforto provocada pela onda de calor em Fortaleza. O ano de 2010 começou quente e deverá permanecer assim por algum tempo. A temperatura média dos primeiros 26 dias do ano chegou 28,6 graus. O resultado é 1,3º maior que a média histórica de janeiro (27,3º). Há cinco anos, a cidade não registrava um calor tão intenso. A afirmação é do doutor em Ciências Atmosféricas e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Alexandre Costa.

De acordo com o pesquisador, três fatores contribuem diretamente para esse calorão. O primeiro, de abrangência local, tem a ver com a expansão da cobertura asfáltica e a ocupação desordenada de lagoas e áreas verdes. O segundo, de alcance mundial, está relacionado ao onipresente aquecimento global. “De fato, o planeta todo está mais quente“, informa. Por fim, um velho conhecido está de volta: o El Niño, que desde 2005 não dava as caras no Ceará.

O fenômeno climático interfere ainda no ciclo de chuvas do Estado. A previsão, para este ano, é que as chuvas sejam menos intensas que no ano passado. “Elas devem ficar, no máximo, na média histórica. É muito provável que fiquem abaixo disso“.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta mais razões para o calor exagerado. “Estamos no verão e já há um aumento de 1 a 2 graus. Além disso, temos uma diminuição nos ventos e o aumento na umidade relativa do ar“, decifra a meteorologista Zilurdes Lopes. Ela acrescenta: a velocidade dos ventos, que chega a 32 km/h entre agosto e outubro e sofre queda a partir do final do ano, atinge seu ponto máximo de decréscimo em abril: 15 km/h. “O que mais contribui para essa sensação térmica é a diminuição dos ventos“.

E-MAIS

ALIMENTAÇÃO
> Consuma alimentos mais leves como frutas, verduras e carnes brancas. Mantenha-se hidratado. Beba muita água, pode ser em forma de picolés de frutas, água de coco ou sucos de frutas.

> Cuidado ao armazenar alimentos, pois com a temperatura elevada os alimentos acabam estragando mais rápido.

PELE
> Uso de chapéu, boné ou viseira e camiseta. Aplicação de protetor solar antes de se expor ao sol e reaplicação a cada duas horas.

> ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja, no mínimo, 15.

> Mesmo que fique sob a sombra do guarda-sol, o protetor solar não deve ser esquecido, já que a barraca não bloqueia totalmente a incidência dos raios ultravioletas.

28,6
GRAUS É A TEMPERATURA MÉDIA EM FORTALEZA NO MÊS DE JANEIRO

27,3
GRAUS É A MÉDIA HISTÓRICA DE JANEIRO

 

 

Fonte: Jornal O Povo
Editoria: Fortaleza
Data: 28/01/10