Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional será lançado no dia 8, em Fortaleza, no BNB

26 de janeiro de 2010 - 10:10

Primeira edição homenageia Celso Furtado

A primeira edição do Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional, que homenageia Celso Furtado, será lançada no próximo dia 8 de fevereiro, às 9h em Fortaleza, no auditório da presidência do Banco do Nordeste (BNB) pelo secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Henrique Villa. São disponibilizados R$ 209,25 mil em prêmios para três categorias: produção do conhecimento acadêmico com teses e dissertações de mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de desenvolvimento regional, Práticas exitosas de produção e gestão institucional e Projetos inovadores para implantação no território.

O primeiro lugar de cada categoria vai receber R$ 46,5 mil e o segundo lugar R$ 23,250 mil. Lançado nas comemorações dos 50 anos da publicação do clássico “Formação Econômica do Brasil”, livro clássico de Celso Furtado, o Prêmio homenageia o economista pela contribuição ao estudo dos problemas do desenvolvimento econômico e regional no país. As inscrições estão abertas até o dia 19 de junho no site WWW.integracao.gov.br/desenvolvimentoregional/premio

O lançamento terá a presença do presidente do BNB, Roberto Smith, e do diretor de Gestão do Desenvolvimento do BNB, José Sydrião de Alencar, do coordenador da Bancada do Ceará, deputado José Guimarães e do deputado Ariosto Holanda, relator do projeto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia para o Nordeste. O evento é uma realização conjunta do BNB, Ministério da Integração Nacional e da revista Nordeste VinteUm.

O Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional 2010 é um dos instrumentos criados para dar visibilidade e sustentabilidade à Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), diz Henrique Villa. Patrocinam o Prêmio o Sebrae, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e Banco do Brasil, com apoio da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) e Accor.

De acordo com Henrique Villa, a ideia do prêmio é de aproximar a política pública dos seus atores parceiros, o que vai ao encontro da sustentabilidade da política nacional de desenvolvimento regional. “Queremos que essa política possa se tornar ainda mais forte no próximo governo, independentemente de quem possa ser o presidente”.

A abrangência do Prêmio é nacional. A Comissão Julgadora tem representação de todas as macrorregiões brasileiras – Amazônia, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. E de todas as representações dos atores nacionais: do terceiro setor, iniciativa privada, governo estadual e governo federal.

De acordo com o calendário apresentado pela organização do Prêmio, em 19 de junho vão ser encerradas as inscrições. O processo de avaliação vai até outubro. Em outubro a Comissão Julgadora se reúne e define os premiados. Na primeira semana de dezembro deste ano, o presidente Lula vai entregar o Prêmio nas três categorias, no Palácio do Planalto e lança a edição para 2011.