Mudança de endereço

22 de janeiro de 2010 - 11:09

Gabinetes de gestores públicos serão transferidos para prédios históricos, o que deverá contribuir para dar novas feições ao Centro

Duas novas mudanças físicas no Poder Executivo, logo no primeiro semestre de 2010, devem acrescentar novos movimentos e atores sociais ao Centro histórico de Fortaleza. A transferência de gabinetes de alguns gestores públicos, tanto da esfera municipal como estadual, irá se somar aos vários esforços de entidades civis e movimentos populares que há tempos querem mudar a feição daquela parte da cidade.

De mudança marcada, está a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), que anunciou que estará, ainda neste primeiro semestre, conforme prometido, de sede nova, no coração da Cidade: na Praça do Ferreira.

Tão logo as obras de recuperação e restauro do Edifício São Luiz sejam concluídas, no in”cio de março, a Secult muda de casa. No momento, estão sendo realizados trabalhos de acabamento, como retoques, colocação de elevadores, pintura das paredes e portas, entre outras melhorias.

A recuperação do prédio do Cine São Luiz recebeu investimentos do Governo do Estado na ordem de R$ 4,5 milhões. Quando visitou as obras, em novembro do ano passado, o governador Cid Gomes, acompanhado do secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, declarou que aquele equipamento “contribuirá para a requalificação do Centro de Fortaleza”. Localizado em cima do Cine São Luiz, o prédio abrigará a Secretaria da Cultura, que ocupará do quinto ao nono andares. Um programa da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitece), a Universidade Digital do Trabalho vai ocupar do décimo ao décimo terceiro andares. Espera-se que, através da atuação próxima aos gestores públicos, o Centro ganhe novas expectativas.

Paço Municipal

Tão logo começou o ano, a prefeita Luizianne Lins apresentou à imprensa o Palácio do Bispo, no Paço Municipal, restaurado, depois de 18 meses de reformas. As obras de recuperação do Paço Municipal, que ocupa uma área total de 5.529,22 metros quadrados, começaram em maio de 2008, com custo de R$ 4.646.890,00, verba proveniente da Tesouraria Municipal.

Esta é a quarta restauração do Palácio do Bispo, e Luizianne será a décima prefeita a se instalar no prédio histórico, que foi construído na primeira metade do século 19. Seu nome oficial é Palácio João Brígido e fica localizado na rua São José, no Centro. Em 1973, o imóvel foi adquirido pelo município, para sediar a Prefeitura de Fortaleza.

Além de sede da Prefeitura, algumas assessorias diretamente ligadas à prefeita ficarão também no Paço, em prédios anexos. A área será também um espaço dedicado à realização de eventos oficiais e para receber a população em seus momentos de lazer, aos fins de semana.

No entorno do Palácio do Bispo, fica o Bosque Dom Delgado, perfazendo um complexo arquitetônico de 27.622,07m². A área verde ganhará um projeto paisagístico diferenciado, privilegiando a flora original das margens do Riacho Pajeú.

Na ocasião, Luzianne disse que a iniciativa traduz uma de suas prioridades desde o início do seu primeiro mandato. “Investir na recuperação do patrimônio histórico e público de Fortaleza, requalificando o Centro e aproximando a população da gestão pública”, declarou.

Novo bosque deve ser entregue em oito meses

O bosque Dom Delgado será transformado em um espaço aberto ao público com orquidário, anfiteatro, café, e outros serviços integrados à natureza, em uma área verde de 19.000 m². A previsão de entrega do novo equipamento para a população é de sete a oito meses, segundo a secretária executiva Regional do Centro, Luiza Perdigão. Enquanto os recursos para restauração do Palácio do Bispo saíram dos cofres municipais, a verba para o bosque virá do Governo Federal e começou a ser liberada no final de 2009.

Enquanto espera pelo novo bosque, o fortalezense tem pouquíssimas opções em se tratando de áreas verdes no Centro da cidade. A mais famosa e charmosa, por certo, é o Passeio Público, que abriga, orgulhoso, um baobá, que também remete ao nosso patrimônio histórico. Um belo exemplar desta magnífica árvore de origem africana poderá também apreciada no bosque Dom Delgado.

O outro espaço que funciona como um oásis na quentura e caos da Cidade é o jardim do Theatro José de Alencar.

Programação especial

A programação de hoje do Theatro José de Alencar começa às 14h com o Palhaço Trepinha, que, aos 81 anos, é o mais antigo palhaço em atividade no Ceará recebendo o público. Às 15h, tem início a concentração do passeio de bicicleta, na Praça José de Alencar. O bailarino Hugo Bianchi, a partir das 15h, leva os visitantes para uma viagem às dependências do TJA. Voltada para os deficientes visuais e auditivos, a visita guiada das 16h é feita pelo grupo Lead, do Curso de Letras e Mestrado em Linguística da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Vale ressaltar que é necessário agendamento prévio, pelos telefones: (85) 3101.2567 com Tito ou Ana Marlene.

Enquanto o passeio ciclístico rola pelas ruas do Centro, no palco do TJA, os alunos do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT) apresentam, às 16h, o espetáculo de encerramento de curso: “Alice”, livremente inspirado na obra de Lewis Carroll, com direção de Silverio Pereira. Elenco: Marisa Cavajo, Denice Cardoso, Cynthia Brito, Darly Brito, Darly Serra, Daniele Alves, Madya Machado, Antônia Cavalcante, Bruno Lobo, Rogério Maia, Emerson Rodrigues, Gil Castro, Cracyelle de Paula, Suzane Kristine, André Dock. O ingresso é a doação de um livro novo ou usado e a censura é de 14 anos.

Os participantes do passeio devem estar de volta ao TJA por volta das 18h, precisamente a tempo de ouvir o cantor Franklin Dantas entoar “Hora do Ângelus – Ave Maria”, de Schubert. Logo em seguida, haverá a apresentação do violonista Marco Leonel Fukuda de “Jornada”, sua composição para homenagear o centenário do TJA e a já tradicional chuva de pétalas de flores, pelos alunos do Curso Princípios Básicos de Teatro, para marcar o dia 17, dia do aniversário do TJA. A programação é encerrada com a Camerata Eleazar de Carvalho, sob coordenação de Joselito Carvalho, a partir das 19h.

Fonte:Diário do Nordeste
Editoria:Caderno 3
Data:18/01/10