UECE/PROEX prepara mais de 700 jovens para o moderno mundo do trabalho

16 de dezembro de 2009 - 08:30

Mais de 700 jovens com formação profissional em Tecnologia da
Informação (TI) serão entregues nesta terça-feira (15/12), ao moderno
mundo do trabalho. Eles acabam de concluir o Projeto de Educação
Integral ministrado em duas etapas: Formação Integral do Jovem e
Inserção Produtiva do Jovem. Segundo a Pró-Reitora de Extensão, Profa.
Celina Ellery, que acompanha a experiência do programa de formação nas
40 escolas beneficiadas, no Ceará e em Pernambuco, trata-se do projeto
Com. Domínio Digital desenvolvido pelo Instituto Aliança, com sede na
Bahia, em parceira com a UECE. Informa ainda, que os índices de
inserção no mercado de trabalho têm atingido mais de 70% no Ceará e
cerca de 68% nos demais Estados, que se beneficiam com o projeto.

O Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Prof. Francisco de
Assis Moura Araripe, preside às 19h desta terça-feira, no Ginásio
Paulo Sarasate, a solenidade de entrega dos certificados. São jovens
de escolas públicas do Estado, localizadas em diferentes bairros de
Fortaleza. A cerimônia contará também com a presença do vice-retor,
Antônio de Oliveira Gomes Neto, da pró-reitora de Extensão, Profa.
Celina Magalhães Ellery, demais pró-reitores da UECE, representantes
do Instituto Aliaça, da Secretaria de Educação do Estado e de outros
parceiros.

O Com. Domínio Digital é um projeto de educação integral que tem como
objetivo formar e inserir social e economicamente jovens que vêm de
escolas públicas e que não têm fácil acesso a oportunidades de
qualificação para ingresso no moderno Mundo do Trabalho. A UECE
participa do projeto desde o seu lançamento, em 2004. Atualmente,
atende jovens de sete Estados, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Bahia,
Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além de 48
núcleos, beneficiando aproximadamente 6.000 participantes. A UECE,
através da PROEX, acompanha as ações do projeto em todos os Estados e
atua como entidade certificadora, como informa a pró-reitora Celina
Ellery.

Para desenvolver o projeto, o Instituto Aliança conta com o apoio
financeiro do Instituto IBI, do Instituto Walmart, do Fundo Japonês,
do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentre outros. No
Ceará e em Pernambuco, a experiência do Com. Domínio Digital foi
ampliada, sendo absorvida pelas Secretarias de Educação dos dois
Estados, como política pública, com uma experiência piloto em 40
escolas.

De acordo com o projeto, que se desenvolve em duas etapas, a primeira,
Formação Integral do Jovem, que é estruturado em três linhas de ação:
Desenvolvimento Pessoal e Social (DPS); Formação em Tecnologia da
Informação (TI); e Formação para o Mundo Empresarial (ME). Já a
segunda etapa, Inserção Produtiva do Jovem, trata do processo de
inserção do jovem que começa antes do seu ingresso no Com. Domínio
Digital, quando são iniciadas as articulações, contatos, estratégias e
ações do Projeto junto aos possíveis empregadores.

A etapa denominada de inserção se refere ao período em que o jovem
será incorporado, concretamente, ao mundo do trabalho, através de uma
colocação que se adéqüe aos princípios definidos pelo Com. Domínio
Digital e, ao mesmo tempo, lhe satisfaça como profissional. Depois de
projetos dessa natureza, fica mais fácil a inserção do jovem no
primeiro emprego.