Coleções didáticas com kits de fósseis são distribuídas para escolas do Cariri

16 de dezembro de 2009 - 08:22

O Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM), lançou, no final da tarde de ontem, na Universidade Regional do Cariri (URCAO), com a presença do diretor de fiscalização nacional do órgão, Walter Lins Arcoverde, o diretor do 10º Distrito do DNPM – CE, Fernando Antônio da Costa Roberto, o diretor do Museu de Ciências da Terra, no Rio de Janeiro, Diógenes de Almeida Campos, além do chefe do escritório do DNPM, em Crato, Artur Andrade, o Projeto Coleções Didáticas, com 90 kits contendo fósseis da Bacia do Araripe. O material foi entregue para diretores e coordenadores de escolas do ensino fundamental de 30 municípios da região. O projeto faz parte de um programa de combate ao tráfico de fósseis, dentro do contexto educativo e de conscientização do valor dessas peças para a região.

O material foi repassado para as escolas através de um termo de cessão assinado pelo responsável pela unidade de ensino e o diretor do 10º Distrito, Fernando Costa. Inicialmente, segundo o diretor de fiscalização nacional, a distribuição acontece em cidades da região do Cariri. Em seguida para estados fronteiriços, que estão inseridos na Bacia Sedimentar. Ele destaca que os fósseis que estão sendo distribuídos são os mais comuns encontrados na Bacia do Araripe, como os de peixes, insetos, plantas e répteis. Em cada kit repassado estão de cinco a seis fósseis. Junto desse material é entregue uma cartilha com explicações a respeito do projeto e orientações básicas a respeito da Bacia Sedimentar do Araripe, a paleontologia, os fósseis e as eras de formação, além de cartazes.

O Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, destacou a importância da distribuição desse material, além de colocar a Universidade à disposição para promover a capacitação dos professores na área, a fim de facilitar o repasse das informações para os alunos das séries iniciais. O Reitor ressaltou a necessidade da difusão do conhecimento sendo desenvolvido junto às comunidades escolares, dentro de uma ação educativa. “Queremos nos congratular com o DNPM e dizer que a URCA empresta inteiro apoio a esse projeto”, enfatiza. Todo o material distribuído é oriundo de apreensões, coletado sem autorização ou do resgate desses fósseis durante as atividades ilegais de mineração. As peças foram classificadas e acondicionadas em caixas apropriadas, contendo folder explicativo para o educador na área de Ciências Naturais.