Leilão é encerrado com 21 projetos cearenses

15 de dezembro de 2009 - 10:35

Os 21 projetos cearenses que compraram a concessão de fornecimento de energia eólica de reserva somam 542,7 Mega Watts (MW) de potência instalada. As aquisições aconteceram ontem, através do primeiro leilão energético da modalidade,realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), sob delegação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com o resultado, o Ceará ficou atrás apenas do Rio Grande do Norte, com 23 projetos e 657 MW.

“Esse potencial deve consolidar o Estado como um grande parque eólico do País. O governo cearense, certamente, vai apoiar os empreendedores. Entretanto, pelo preço que foi negociado, será um desafio técnico executar os projetos”, comentou Adão Linhares, conselheiro da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica).

Segundo ele, os valores praticados no leilão estão bem abaixo do que o setor esperou os preços variaram de R$ 131 a R$ 153 por MWh. A média foi de R$ 148,39 e o valor inicial para o leilão era R$ 189.

“O preço já estava baixo na saída e caiu a um valor comparável ao das usinas hidrelétricas. Todo o investimento dos projetos tem que ser considerado, como gastos de operação, manutenção e o custo financeiro. Por isso, acho que o preço é muito inferior ao que o mercado esperava. Há empreendimentos de empresas estatais, como EletroSul, Chesf e Petrobras e de grandes grupos privados, que têm outros mecanismos de financiamento mas, para os outros, o valor pode dificultar o empreendimento. Aqui mesmo no Ceará, muitas empresas habilitadas desistiram por não ver mais vantagens no preço”, disse.

Fonte:Diário do Nordeste
Editoria:Negócios