Novas candidaturas para geoparks

10 de dezembro de 2009 - 08:35

Crato. Será realizado hoje e amanhã, no Hotel Encosta da Serra e em áreas do Geopark Araripe, o I Encontro Brasileiro de Geoparks: Construindo Novas Candidaturas. O objetivo é criar uma agenda para construção da rede brasileira desses espaços vinculada à Unesco, que passará naturalmente pela certificação de projetos do gênero aspirantes da Conferência Global de Geoparks em 2010, na Malásia. O evento tratará das múltiplas dimensões desses ambientes naturais.

Segundo gestor de direção administrativa do Geopark Araripe, Patrício Melo, participam do encontro Estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro. A meta, segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, é de que participem, pelo menos, seis Estados brasileiros. Conforme o gestor administrativo, o evento servirá para mostrar um pouco do Geopark e suas múltiplas dimensões nas área de educação, conservação e turismo e as interfaces de desenvolvimento regional que tem sido trabalhadas.

Para o próximo ano, segundo ele, está sendo realizada uma programação, que já foi discutida e que será colocada em prática. Esta semana, foram iniciados os seminários, com a participando de docentes da Universidade Regional do Cariri (Urca), nos municípios que estão inseridos no projeto, começando pela cidade de Barbalha.

Patrício afirma que essa é uma das oportunidade de diálogo com a comunidade e poderes públicos. É também uma forma de construção e implementação do projeto integrando os próprios anseios dessas comunidades, para construção e implementação dessa espaço natural. O Geopark Araripe passará pela avaliação da Unesco em 2010 para continuar com a chancela do órgão internacional, integrado a rede mundial de geoparks do planeta. Patrício afirma que todas essas ações que vêm sendo desenvolvidas estão dentro dos critérios de avaliação. “O próprio encontro é um indicador de avaliação. O objetivo é manter a integração com áreas protegidas no Brasil e com a rede global”, explica.

No que diz respeito às múltiplas dimensões de uma rede de geoparks e sua importância, como instrumento de desenvolvimento sustentável, a Secretaria das Cidades articulou com os ministérios da Integração, da Cultura, do Turismo e o Banco Mundial, que acenaram de forma positiva na constituição e no fortalecimento dessa rede. Também participam do I Encontro, além dos representantes de geoparks aspirantes, o Geopark de Arouca, que se prontificaram a participar de uma oficina de trabalho para consolidação das propostas dos aspirantes que serão avaliadas na Conferência da Malásia. Na ocasião, o secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, abordará as múltiplas dimensões do Geopark Araripe.

Fonte:Diário do Nordeste
Editoria:Regional