Plano de ação a longo prazo para a Ciência e Tecnologia é destaque no Fórum Nacional do Consecti

9 de dezembro de 2009 - 09:08

Olinda (PE) foi palco, na última sexta-feira, 4 de dezembro, de importantes discussões sobre ciência, tecnologia e inovação no Brasil, por ocasião do Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de CT&I. A abertura do evento foi no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, onde as autoridades presentes se expressaram unanimemente quanto à necessidade de se construir uma “Política de Estado”, e não uma “Política de Governo”, na área de CT&I, para os próximos 10 a 20 anos.

Na abertura das reuniões do Fórum Nacional, o Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, lançou a 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá nos dias 10 e 11 de março de 2010. Campos também frisou a necessidade de se construir uma pauta de longo prazo para a CT&I. “Um grande desafio dos que produzem conhecimento no Brasil é fugir do debate apequenado, das rinhas políticas, e enxergar a pauta do País para os próximos 20 anos”.

Em seu discurso de abertura, o Presidente do CONSECTI, René Barreira, destacou a importância da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) — a se realizar de 26 a 28 de maio de 2010 — para a elaboração de um plano de longo prazo para a área. Barreira salientou também que os investimentos em CT&I trazem benefícios para diversas áreas: “O sistema de CT&I não é setorial, é transversal, ele existe para apoiar o desenvolvimento social e econômico do país, e o nosso maior desafio é transformar esse conhecimento em riqueza para o povo, gerando emprego, renda e promovendo equilíbrio em nossa nação”.

Durante as reuniões que aconteceram no Hotel 7 Colinas, os secretários estaduais e municipais ouviram sobre a importância da realização das conferências estaduais e regionais na construção do plano para o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. “Esse plano é uma construção da sociedade, que deverá dar subsídios para os próximos 10 anos”, disse Carlos Aragão, Coordenador Executivo da 4ª CNCTI, durante palestra para os secretários.

No painel sobre Desenvolvimento Industrial, Ronaldo Mota, Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), destacou a importância da CT&I para o desenvolvimento industrial e a necessidade de se promover a inovação nas empresas: “O Brasil tem enorme competência em petróleo, aviação civil e agronegócio, e isso se deu graças ao acesso à tecnologia. É preciso reconhecer a deficiência de recursos humanos e de laboratórios e trabalhar essa lacuna”.

Também participaram do Fórum Nacional: Lúcia Melo, Presidenta do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCT); Marcos Vinícius de Souza, Diretor de Articulação Tecnológica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); e o Secretário de Ciência e Tecnologia do Recife, José Bertotti.

Fonte:www.consecti.org.br