I Encontro Nacional de Geoparks será nos dias 10 e 11

8 de dezembro de 2009 - 11:16

Será realizado nos próximos dias 10 e 11, no Hotel Encosta da Serra e áreas do Geopark Araripe, o I Encontro Brasileiro de Geoparks: Construindo Novas Candidaturas.

O objetivo é criar uma agenda para construção da rede brasileira de geoparks vinculada à UNESCO, que passará naturalmente pela certificação de projetos do gênero aspirantes da Conferência Global de Geoparks em 2010, na Malásia. O evento tratará das múltiplas dimensões do Geopark. Segundo gestor de direção administrativa do Geopark Araripe, Patrício Melo, participam do encontro estados como Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro, além das cidades sede da Região do Cariri que fazem parte dos Geopark Araripe. Conforme o gestor administrativo, o evento servirá para mostrar um pouco do Geopark e suas múltiplas dimensões nas áreas de educação, conservação e turismo e as interfaces de desenvolvimento regional que têm sido trabalhadas.

A abertura do evento acontecerá dia 10 de dezembro, às 8 horas. Contará com as presenças em sua abertura do Reitor da URCA, professor Plácido Cidades Nuvens, do Gerente do Geopark Araripe, professor Idalécio de Freitas, da Secretária Adjunta da Ciência e Tecnologia, Teresa Mota, e do Secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo. Para o professor Idalécio de Freitas, o encontro servirá para integrar todos os meios de pesquisa referente à questão do Geopark, além de discutir novas candidaturas das cidades participantes.