Tecnologia capaz de modificar vidas e bairros

7 de dezembro de 2009 - 10:56

É em uma sala com vista para o mar que Joviniano Júnior, Gildenes Rodrigues e João Paulo Rodrigues recebem O POVO para falar do papel transformador da Tecnologia da Informação

A rua Nossa Senhora das Graças, no bairro Pirambu, é outra desde que jovens da comunidade decidiram exercer um papel transformador e tocar uma cooperativa capaz de desenvolver tecnologia e chamar a comunidade para a inclusão digital e social. Por lá, vários pequenos comércios nasceram instigados pela sensação de desenvolvimento e de oportunidade descobertas junto com a Cooperativa Pirambu Digital, que desenvolve soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), como a criação de software e sites, manutenção de computadores, criação e implantação de projetos de redes, além de um importante trabalho de inclusão digital envolvendo m

Mas a transformação local, que caminha junto com o conhecimento, não para por aí. E a história quem conta é Joviniano Júnior, 26, Gildenes Rodrigues, 25, e João Paulo Rodrigues, 24, três dos 36 cooperados do Pirambu Digital. “A gente nota várias mudanças no bairro. A gente sempre conta que antes, quando dizia que morava no Pirambu, a reação era o famoso -vixe- do cearense, porque o bairro era conhecido apenas pela violência. Hoje o Pirambu desenvolve tecnologia“, diz Joviniano, que com Gildenes, passou seis meses na França aprendendo e compartilhando conhecimentos em TV Digital. No próximo dia 14, ele estará na África do Sul compartilhando a experiência da cooperativa e o que aprendeu na França.

Na comunidade, o efeito do acesso à informação é a inclusão social. Os jovens, por exemplo, não precisam mais sair do Pirambu para trabalhar com tecnologia nos bairros nobres de Fortaleza e, com acesso à informação, podem descobrir outras alternativas empreendedoras. “A inclusão digital e o acesso à Internet diminuem a exclusão social porque mais pessoas têm acesso à informação. A pessoa vê novos horizontes, muitas vezes descobre que pode até ser um empreendedor, se profissionalizar em uma área que dá retorno. E isso gera esperança de modificar a própria vida. Nós estamos aqui modificando a vida de outras pessoas“, conta João Paulo, atual presidente do Pirambu Digital. Ele adianta que a cooperativa logo vai servir de modelo para outros bairros como Conjunto Palmeiras, Titanzinho, Jangurussu e Pici.

Na comunidade
Gildenes recorda que quando a cooperativa era só uma ideia a ser maturada, os jovens que haviam sido capacitados pelo então Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet-CE) desenvolveram softwares para comerciantes do bairro com o cuidado de capacitá-los para o uso da tecnologia. Quando o problema era a ausência de uma máquina, os meninos consertavam computadores doados e cediam aos comerciantes. Dessa forma, a economia do bairro foi entrando na era digital e tornando-se mais competitiva. Também foram os meninos da cooperativa os responsáveis por disseminar a Internet pelo bairro. “Através do Condomínio Virtual colocamos Internet banda larga via rádio a baixo custo em mais de 50 casas. Uma pessoa recebe o sinal via antena e compartilha via cabo“, conta Gildenes.

Fonte:O POVO
Editoria:Negócios
Data:07/12/09