Jovem esbarra na falta de qualificação para emprego

7 de dezembro de 2009 - 10:34

Vinte e duas mil vagas de trabalho ofertadas pelo Sine-IDT não são preenchidas por falta de capacitação e experiência

Daiane da Silva Nunes, 20 anos, está em uma encruzilhada: terminou o Ensino Médio regular aos 18 anos. Não conseguiu passar no vestibular para Enfermagem nem entrar para o mercado de trabalho. Nos dois casos, a falta de preparo adequado barra seus sonhos e objetivos. A sua história exemplifica bem inúmeras outras de jovens brasileiros, entre eles os cearenses, que estão no mesmo “barco”.

A grave situação não passa despercebida pelo Ministério da Educação (MEC). No último Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado em Brasília, o secretário de Educação Profissional e Tecnologia do MEC, Eliezer Pacheco, criticou severamente o Ensino Médio do País. “Não serve para nada. É apenas um trampolim para a universidade, nem sempre galgado pelo aluno da escola pública”. Para ele, é necessário preparar os estudantes para o mercado de trabalho, que cresce de forma geral. “Com relação a isso, nem mesmo os Centros Federais de Educação Tec-nológica cumprem a sua parte”.

Segundo Pacheco, cerca de 200 mil postos de trabalho deixam de ser ocupados no Brasil por falta de profissionais qualificados. O quadro é resultado do abandono escolar, já que 16% dos estudantes deixam de ir à escola ao completar o Ensino Fundamental. A situação não é diferente no Ceará. De acordo com números do Sistema Nacional de Empregos e Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine-IDT), das 88,6 mil ofertas de emprego entre janeiro e setembro deste ano, 22 mil não conseguem ser ocupadas. A razão, na maioria dos casos, se deve à falta de qualificação e à inexperiência dos candidatos.

Fonte:Diário do Nordeste
Caderno:Cidade
Data:07/12/09