Ceará realiza Seminário de Incubadoras de Empresas em Limoeiro do Norte nos dias 3 e 4

2 de dezembro de 2009 - 08:39

Evento reúne 11 incubadoras para discutir o tema Desenvolvimento do Empreendedorismo com Foco na Inovação

Limoeiro do Norte vai sediar o II Seminário de Incubadoras de Empresas no Estado do Ceará nos dias 3 e 4 no campus da Instituto Federal de Educação (IFCE). Com o tema Desenvolvimento do Empreendedorismo com Foco na Inovação, realizado pelo Instituto Centec, Rede de Incubadoras do Ceará (RIC), IFCE e secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação (Secitece), o evento reúne as 11 incubadoras do Estado.

Das 11 incubadoras, sete são do interior. A UVA sedia uma em Sobral, com foco cooperativismo. Outras seis são da Intece, a incubadora do Instituto Centec, que reúne 33 empresas incubadas em Aracati, Crateús, Quixeramobim, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e Sobral. O seminário será aberto às 19h de quinta-feira com a palestra Criando Empresas de Sucesso no Mundo Globalizado, do superintendente do Parque de Desenvolvimento Tecnológico do Ceará (Padetec), Afrânio Craveiro.

Conforme Sueli Vasconcelos, presidente da RIC e coordenadora da Intece, vários estudos têm demonstrado a relevância das incubadoras para a sustentabilidade do desenvolvimento econômico. “Com o aumento da competitividade no mercado e com os elevados índices de mortalidade das micro e pequenas empresas no Brasil, a importância das incubadoras jamais foi tão discutida entre aqueles que buscam empreender com sucesso”, ela afirmou.

O presidente do Centec, Samuel Brasileiro, observa que as incubadoras são agentes do processo de geração e consolidação de micro e pequenas empresas, ao lhes oferecer apoio estratégico durante os primeiros anos de vida. As empresas incubadas, segundo ele, geram contribuições econômicas, desenvolvem uma atividade inovadora, participam do processo de mudança tecnológica, funcionam como mecanismos de renovação do tecido industrial, estruturam nichos de mercado e são responsáveis por um significativo número de empregos.

“A mentalidade empreendedora é fundamental para o desenvolvimento econômico de qualquer país”, disse ele. O seminário reúne empresários, profissionais, dirigentes, estudantes e agentes de desenvolvimentos. Serão apresentados e discutidos os desafios e as estratégias do movimento cearense de incubadoras de empresas e o seu papel na promoção do desenvolvimento econômico e social, temas da promoção de empreendimentos inovadores para o desenvolvimento local; promoção da cultura empreendedora e de habitats de inovação e boas práticas de gestão de incubadoras e de incubadas.

Empreendedorismo inovador e financiamento

Na sexta-feira, o evento começa às 8h com a mesa redonda Panorama das Incubadoras de Empresas no Ceará: Histórico, Evolução e Perspectivas, com a participação de Ary Marques (Padetec) e Sueli Vasconcelos. Às 9h será abordado o tema Promovendo o Empreendedorismo Inovador no Ceará, com palestra de Teresa Mota, secretária adjunta da Secitece.

Após intervalo e visita à exposição de produtos das empresas, às 10h20, Leandra Machado Santos, secretária municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio de Itajubá, relata o tema Sistema de Inovação e Empreendedorismo do município mineiro. Em seguida, às 11h, Isidro Moraes de Siqueira, superintendente do BNB no Ceará, fala sobre o Sistema de Financiamento para Micro e Pequenas Empresas.

Às 13h30, na mesa redonda Incubadoras Populares, Cooperativismo e Inserção Social será discutido o Papel das Incubadoras Populares no Desenvolvimento Local por Gonçalo Dias Guimarães, da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da COPPE/UFRJ, e Klécio José dos Santos, presidente da Cooperativa de Colonização Agropecuária e Industrial Pindorama Ltda. e Osmar de Sá Ponte Júnior, da Incubadora da UFC. A discussão será mediada por Francisco Guedes, coordenador geral da Incubadora Universitária de Empreendimentos Econômicos Solidários – (IEES/UVA).

Às 15h, Samuel Brasileiro abordará o tema A Formação do Profissional Empreendedor, seguido por Ricardo Castro Alves, da Empresa SK Bombas, incubada na Intece), às 16h, que expõe Caso de Sucesso: O que o Mercado Espera e Busca nas Empresas Incubadas. Às 16h30, Herbart dos Santos Melo, articulador da Unidade de Inovação e Tecnologia do SEBRAE/CE e assessor da presidência do Conselho Deliberativo/SEBRAE/CE), fala sobre Desafios do Empreendedorismo Inovador.

O encerramento do evento às 17h terá a palestra do deputado Ariosto Holanda, Capacitação para Micro e Pequenas Empresas. O parlamentar irá colher subsídios para o tema Capacitação Tecnológica das Micro e Pequenas Empresas, do qual é relator no Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara.