Quantidade de bolsas de Iniciação Científica devem aumentar em 2010

1 de dezembro de 2009 - 09:45

O número de Bolsas de Iniciação Científica concedidas a estudantes da UVA, por meio de programas destinados ao fomento à pesquisa, tem alcançado aumento significativo desde 2005. O aumento foi de 66 bolsas, concedidas naquele ano, para 97 em 2009, pelos Programas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e da própria Universidade.

Segundo o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Marcos Cláudio Pinheiro Rogério, apesar do número de bolsas ainda ser pequeno na UVA, em relação à quantidade de estudantes que poderiam ser beneficiados, a Universidade tem contribuído com o crescimento da quota de bolsas. “É um trabalho contínuo. Ano após ano, a gente tem que pensar na qualificação docente, na produção científica, na qualidade dos Encontros de Iniciação Científica, na qualidade do processo seletivo e, principalmente, contar com o apoio dos avaliadores internos e externos, para que essa qualidade, cada vez mais, melhore”, disse o Pró-reitor, citando alguns dos fatores determinantes para o aumento do número de bolsas de Iniciação Científica, avaliados pelos órgãos de fomento à pesquisa e que foram observados pela Universidade.

Ainda segundo o professor Marcos Cláudio, a criação dos Programas de Apoio à Qualificação Docente e de Apoio à Pesquisa da UVA, feitos pela Reitoria, e, ainda, o crescimento e a qualidade dos trabalhos apresentados nos Encontros de Iniciação Científica foram importantes para o aumento da concessão de bolsas. Com 14 trabalhos apresentados em 1998, quando foi criado, o Encontro de Iniciação Científica da UVA chega à sua 11ª edição, em 2009, com 375 trabalhos inscritos e 289 aprovados. “Os resultados devem-se ao trabalho contínuo que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação tem feito e, principalmente, à Coordenação de Iniciação Científica, que tem organizado todo o processo de seleção para as bolsas e a própria organização do Encontro, que não é nada fácil. Além disso, é resultado da crescente participação de professores e estudantes, que cada vez mais, se interessam pela pesquisa”, explica o professor, informando que, em 2010, o número de bolsas de Iniciação Científica irá aumentar para 109, com o acréscimo de 12 bolsas concedidas pelo Programa de Iniciação Científica/Programa Bolsa Universidade da UVA (PIC/PBU).

Fonte:Uva