Cid quer mais escolas profissionalizantes no CE

25 de novembro de 2009 - 08:47

O governador do Estado, Cid Gomes, reafirmou a intenção de expandir o número de escolas que oferecem o ensino médio aliado a cursos profissionalizantes, durante o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília. “No começo da gestão, o Ceará não tinha nenhuma rede de educação profissional. Não havia nenhuma matrícula de ensino técnico. Até o fim do governo, serão cerca de 100 escolas profissionalizantes“, garantiu. O ensino é realizado em horário integral.

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) investe R$ 1.500 por aluno de ensino médio em um ano. Conforme o governador, na modalidade de ensino médio aliado à formação técnica estão sendo investidos R$ 4.500 por aluno ao ano. “Não é um gasto, é um investimento”.

Hoje, o Estado já conta com 51 escolas com esse perfil em funcionamento. “90% das que já funcionam são escolas que já existiam. Os outros 10% nós construímos seguindo o modelo padrão adotado pelo Ministério da Educação (MEC)“, enfatizou. Este mesmo modelo será adotado nas próximas 51 escolas que serão criadas e já estão em fase de licitação ou construção. Destas, 20 serão custeadas pelo MEC. As outras serão pelo Estado.

Com relação à qualificação dos professores, Cid Gomes disse que este é um processo que precisa ser construído. “Não dá para esperar qualificar estes profissionais para criar as escolas. Isso tem de ser feito simultaneamente“, explicou. Ainda assim, ela ressaltou que o Cinturão Digital deve estar pronto até abril de 2010, o que beneficiará inclusive a formação de professores. 

Fonte:O POVO
Editoria:Cidades
Data:25/11/09