Centec instala CVT em Brasília

23 de novembro de 2009 - 08:43

Comissão de Educação e Frente Parlamentar do Ensino Profissional e Tecnológico organizam debate sobre inclusão

Fortaleza. O Instituto Centec vai instalar em Brasília um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) com laboratórios de física, química, biologia, eletromecânica, informática e sala de videoconferência no Fórum Mundial de Educação da Profissional e Tecnológica, realizado de 23 a 27 de novembro. Os equipamentos da unidade, que servirá para demonstração, foram embarcados em Fortaleza segunda-feira passada num caminhão e foram montados domingo no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Dez coordenadores de CVTs do Interior do Ceará participarão do Fórum para relatos de experiência e troca de informações. A unidade será aberta oficialmente no dia 24, às 14h, com um debate sobre desenvolvimento e inclusão promovido pela Comissão de Educação da Câmara e Frente Parlamentar do Ensino Profissional e Tecnológico. Os 33 CVTs do Ceará atendem 40 mil jovens por ano, informa o presidente do Instituto Centec, Samuel Brasileiro.

Convite
O convite para o evento foi enviado pela deputada Maria do Rosário, presidente da Comissão de Educação e Cultura e pela Frente Parlamentar do Ensino Profissional e Tecnológico. Às 15 horas, o deputado Alex Canziani, presidente da Frente Parlamentar da Educação Profissional e Tecnológica, fará a exposição que terá como tema: “Os CVTs como proposta de desenvolvimento e inclusão”.

Em seguida, fala sobre o tema o deputado Ariosto Holanda; o presidente do Conselho dos Reitores dos Institutos Federais (Conif), Paulo César Pereira; e o reitor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes de Lima.

Às 16h será iniciado o painel “O desafio Ibero-americano das metas educativas 2021 e as Escolas Binacionais de Fronteira – como alcançar os objetivos da melhoria da qualidade da educação de forma integrada”. Darão palestras sobre o tema a deputado Maria do Rosário e Antônio Carlos Barum Brod, reitor do IFSUL, e Lucilia Machado, da Rede de Especialista da Organização dos Estados Ibero-americanos em EPT, representante da UTU, do Uruguai.

Às 18h será abordado o tema “O Plano Nacional de Educação: as metas da educação profissional em debate”, com palestras de Fátima Bezerra, vice-presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Comissão de Educação e Cultura e de representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC. A instalação do CVT é apoiada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e, também, o Instituto Federal de Educação (IFCE), com patrocínio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Digital (Secis) do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Educação.

Fonte:Diário do Nordeste