Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica terá CVT

19 de novembro de 2009 - 10:25

Será realizado debate sobre desenvolvimento e inclusão

O Instituto Centec vai instalar em Brasília um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) equipado com os laboratórios de Física, Química, Biologia e informática para demonstração no Fórum Mundial de Educação da Profissional e Tecnológica, que será realizado nos dias 23 a 27 de novembro. A unidade será aberta oficialmente no dia 24, às 14h, com um debate sobre desenvolvimento e inclusão promovido pela Comissão de Educação da Câmara e Frente Parlamentar do Ensino Profissional e Tecnológico.

Convite para o evento foi enviado pela deputada Maria do Rosário, presidente da Comissão de Educação e Cultura e pela Frente Parlamentar do Ensino Profissional  e Tecnológico. Na ocasião, o deputado Alex Canziani, presidente da Frente Parlamentar da Educação Profissional e Tecnológica, fará às 15h uma exposição sobre Os Centros Vocacionais de Tecnologia como proposta de desenvolvimento e inclusão. Em seguida, fala sobre o tema o deputado Ariosto Holanda, o presidente do Conselho dos Reitores dos Institutos Federais (Conif), Paulo César Pereira, e o reitor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes de Lima.

A partir das 16h será iniciado o painel O desafio Ibero-americano das metas educativas 2021 e as Escolas Binacionais de Fronteira –  como alcançar os objetivos da melhoria da qualidade da educação de forma integrada. Darão palestras sobre o tema a deputado Maria do Rosário e Antônio Carlos Barum Brod, reitor do IFSUL, e Lucilia Machado, da Rede de Especialista da Organização dos Estados Ibero-americanos em EPT, representante da UTU, do Uruguai.

Às 18h será abordado o tema O Plano Nacional de Educação: as metas da educação profissional em debate, com palestras de Fátima Bezerra, Vice-Presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Comissão de Educação e Cultura e de representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.

A instalação do CVT é apoiada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e o Instituto Federal de Educação (IFCE), com patrocínio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Digital (Secis) do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Educação. Mentor da idéia, o deputado Ariosto Holanda informa que já fez apresentações do CVT para gestores de Moçambique e do Timor Leste.

Criado há 10 anos no Ceará, o projeto CVT hoje é um programa do Ministério da Ciência e Tecnologia com mais de 400 unidades em todos os estados do país. Segundo ele, agora muitos países vão poder conhecer o equipamento no Fórum Mundial, que pela primeira vez aborda o tema da educação profissional e tecnológica. Está prevista a participação 15 mil pessoas no evento.

O CVT do Fórum Mundial será instalado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, equipado ainda com uma sala de videoconferência para cursos a distância. A diretora de Extensão Tecnológica do Instituto Centec, Geórgia Aguiar, disse que a instalação do CVT no Fórum tem apoio também do Ministério da Educação. Segundo ela, o Instituto Centec e o IFCE fazem parte do comitê científico de organização do Fórum Mundial de Educação com a temática da educação profissional e tecnológica e fará quatro horas de apresentação institucional durante o evento.

“A população dos excluídos é muito grande”, disse Ariosto Holanda, ao citar a pesquisa do Ibope que constatou a existência de 85 milhões de analfabetos funcionais no país, pessoas que não estão preparadas para um mercado de trabalho que cada vez mais exige conhecimentos. “Esquecemos do homem; mas a melhor maneira de investir no homem é pela educação”, afirmou.

O deputado disse que a solução para a qualificação da população de excluídos, os que não têm mais tempo de ir para a escola formal, está no CVT, por ser uma escola de cunho essencialmente prático. O CVT pode ser transformado em escola técnica de nível médio com a adição de 25% de carga horária ao currículo de uma escola de ensino médio. Mas pode também ser uma faculdade, já que 25 têm sala de videoconferência e sete no Ceará já estão recebendo os cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do MEC.

Conforme Ariosto, o Brasil é o 12º país do mundo no ranking do Produto Interno Bruto (PIB) mas ocupa também o 75º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para ele, esta situação é fruto de uma brutal concentração de renda que está relacionada também com a violência. “Duas instituições estão sendo violentadas hoje: a família e a escola”, finalizou.

Na abertura do Fórum no ginásio Nilson Nelson, no dia 23 de novembro, está prevista a participação do presidente Lula e do ministro da Educação, Fernando Haddad, às 19h. A programação inclui apresentação do Teatro Bolshoi e do Grupo Tholl – Troupe Circense. Participam do evento estudantes, professores, trabalhadores, sindicalistas, governo e sociedade civil do Brasil e outros países.