Birô de Projetos em Fortaleza e Juazeiro

19 de novembro de 2009 - 09:57

Começam hoje novas turmas do curso de elaboração de projetos de CT&I, promovido pela Secitece na UECE e na URCA

Tem início hoje mais duas turmas do Curso Capacitação em Elaboração de Projetos de Pesquisas Científicas e Tecnológica na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e na Universidade Regional do Cariri (URCA), no Crato. A capacitação prossegue até o dia 20.

A série de cursos teve início em novembro e irá treinar 360 profissionais das instituições vinculadas à Secitece (Uece, UVA, Urca, Funceme, Funcap e Nutec), bem como de outras instituições que compõem o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, como UFC, Unifor, IFCE, IEL, Instituto Atlântico, Instituto Titan, ITIC e Instituto Centec. Já foram concluídas três turmas: duas no CFI/Centec e uma na UVA.

A iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) visa capacitar pesquisadores, professores e técnicos da área de Ciência e Tecnologia para aprimorar as técnicas de elaboração de projetos. O objetivo é tornar o Estado mais competitivo nas ações de captação de recursos financeiros para projetos de pesquisa cientifica e tecnológica, junto às agências de fomentos Estadual, Regional, Nacional e Internacional.

Todos os anos, são disponibilizados recursos em programas do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e de suas empresas coligadas, como a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), bem como pelo Ministério de Edicação (MEC), o Ministério de Saúde e o BNB, por exemplo. “A elaboração de bons projetos irá garantir ao Ceará fatia considerável desses investimentos”, afirma Francisco Carvalho, coordenador de Ciência e Tecnologia da Secitece.

Mais informações: 85 3101-6455 ou cotec@sct.ce.gov.br

Confira a programação: