Bélgica financia pesquisa pró-siderúrgica do Pécem

17 de novembro de 2009 - 10:19

Uma cooperação de pesquisa entre o grupo de Ciências dos Materiais da UFC, a COPPE-UFRJ e a Universidade Livre de Bruxelas, garantiu 400 mil euros da Bélgica para começar a funcionar em 2010. A liga acadêmica é de extremo interesse da Companhia Siderúrgica do Pecém e do Governo do Estado, pois o foco é a metalurgia. O projeto competia com vários outros, segundo o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno. “O Ceará, por meio da Funcap, poderá aportar as contrapartidas que se fizerem necessárias“, diz Tarcísio. O dinheiro vai bancar especialmente as idas e vindas dos pesquisadores, bem como bolsas para pesquisa na área. 

Aliás, a aprovação pelo Coema do parecer técnico da Semace sobre Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da Siderúrgica do Pecém (CSP) foi festejado por uma empresa cearense. A Ampla Engenharia fez o trabalho de análise dos riscos. Por enquanto, garantida a licença prévia. Para autorização da obra falta a licença de instalação.

A propósito, o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) e o Instituto Aço Brasil (IAB) lançam o programa “Aço: Construindo a Copa 2014“ na próxima segunda, no Centro Britânico Brasileiro, em São Paulo. Mira nas construtoras e escritórios de Arquitetura e Engenharia, das 12 prováveis cidades-sede, incluindo Fortaleza.

Fonte:O POVO
Coluna:Vertical S/A-Jocélio Leal
Data:17/11/09