STDS investe R$ 3,28 milhões nos CITS

16 de novembro de 2009 - 08:46

Projeto de inclusão digital deve atender jovens e adultos de oito bairros da periferia de Fortaleza

Será iniciada esta semana a reforma e ampliação de sete projetos Aprender, Brincar e Crescer (ABC) em Fortaleza, que serão transformados em Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) em bairros da periferia. A licitação já foi feita, informa Geórgia Aguiar, diretora de Extensão Tecnológica do Instituto Ensino Tecnológico (Centec).

Serão investidos nas obras R$ 3,28 milhões pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), sendo R$ 1,8 milhão de emenda do deputado federal Ariosto Holanda e o restante do governo do Estado. Os CITS serão implantados nos bairros de Jangurussu, Lagamar, Parque São José, Conjunto José Walter, Conjunto Ceará, Vicente Pinzón e na Messejana.

Investimento

Do total, R$ 1,870 milhão são destinados à reforma e ampliação dos prédios e R$ 1,4 milhão para laboratórios profissionalizantes e equipamentos. A obra está sendo realizada em convênio com o Instituto Centec.

Geórgia Aguiar disse que os serviços de reforma e ampliação terão a duração de três meses, com previsão de conclusão até o final de janeiro e começo de fevereiro para a inauguração dos equipamentos.

“Os CITS são equipamentos que vão fazer o Ronda Social”, disse Ariosto Holanda. Segundo ele, o Ronda Policial é importante, mas o Ronda Social é que vai identificar os problemas sociais e proporcionar ferramenta para as pessoas entrarem no mercado de trabalho.

“O que se espera de uma família sem trabalho? O pai vai garantir o sustento pela violência armada, o garoto vai para a droga e a mulher para a prostituição”, alertou o deputado.

Os CITS

Cada CITS terá laboratório de informática, oficina de eletromecânica, unidade de nutrição e alimentos, auditório, sala de videoconferência, três salas de aula, biblioteca multimídia e sala de jogos. Por meio do Cinturão Digital o CITS vai estar conectado ao Centro de Educação a Distância que está sendo implantado em Sobral, para cursos on line.

O equipamento dará capacitação na área de serviços, cursos técnicos e proporcionará cursos de graduação e de pós-graduação com foco nos professores das escolas públicas. A certificação dos cursos será dada pelo Instituto Centec, que tem reconhecimento do Ministério da Educação e Conselho de Educação do Ceará

Governo do Estado

Segundo a secretaria da STDS, Fátima Catunda, os CITS serão unidades de capacitação profissional voltadas para a difusão de conhecimentos práticos na área de serviços técnicos e para a transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processos produtivos, como também um ponto de convergência dos projetos coordenados pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, beneficiando as sete comunidades.

“A sua implantação está fundamentada no objetivo de acabar com o analfabetismo tecnológico da população, das pequenas empresas e jovens em situação de risco, enfrentando o analfabetismo escolar e cultural e a enorme distância entre o ensino fundamental e médio e a graduação, evidenciada pela ausência de escolas técnicas profissionalizantes. Tal situação tem aumentado o número de analfabetos tecnológicos”, garantiu a secretária Fátima Catunda.

Como funciona

De acordo com a secretária Fátima, a estrutura proposta de ensino dos CITS estará baseada em laboratórios e oficinas, orientadas para capacitar as pessoas para o trabalho profissional, pequenos empreendedores, artesãos e comunidade em geral. “O ensino tecnológico moderno deve ser ministrado com forte embasamento em ciências e domínio das linguagens: matemático, informática, português e inglês. O domínio de conhecimento e a velocidade na sua aquisição são hoje um novo paradigma para a educação”, afirmou a secretária.

Ainda de acordo com Fátima Catunda, “o mundo globalizado elimina as barreiras do conhecimento e exige a formação de profissionais cada vez mais capazes de dominar os diversos níveis dos conhecimentos de sua área. Há diante desse quadro, uma urgência da criação de mecanismos, ágeis e flexíveis de transferência de conhecimentos para a população. Existe uma grande massa de jovens e trabalhadores sem esperança de emprego por total desqualificação profissional”, afirmou a secretária.

A secretária ainda informou que o eixo de ação da STDS está centrado na capacitação e formação profissionalizante para jovens e adultos. “Nesse sentido, além dos projetos desenvolvidos em parceria, com apoio de recursos de emendas de parlamentares da bancada Federal, a STDS executa uma série de outros projetos)”.

A ideia de uma rede de capacitação tecnológica nos bairros da periferia de Fortaleza foi proposta ao governador Cid Gomes pelo deputado Ariosto Holanda, que anunciou a intenção de disponibilizar recursos de suas emendas.

Fonte:Diário do Nordeste
Editoria:Tecnoguia