Sebrae vai mapear o interior

12 de novembro de 2009 - 10:29

O mapeamento da cadeia produtiva da siderurgia e do petróleo abre oportunidades para microempreendedores

Diante da perspectiva de implantação dos grandes projetos estruturantes no Ceará, o Sebrae-CE anuncia a formatação de um programa de formação empreendedora a ser desenvolvido no interior do Estado. Inicialmente, a entidade vai mapear a cadeia produtiva desses segmentos, a partir do que pretende estimular a abertura de novos negócios nas áreas de siderurgia e refinaria de petróleo.

A proposta foi apresentada na tarde de ontem, em audiência pública, realizada na Assembleia Legislativa do Ceará, para discussão de políticas públicas de fomento ao empreendedorismo. No evento, proposto pelo presidente da Comissão de Ciência & Tecnologia da Casa, o deputado Estadual Roberto Cláudio (PSB), discutiu-se a estratégia de implantação do programa de formação empreendedora nos municípios cearenses, com o objetivo de fortalecer e desenvolver as vocações produtivas existentes no interior

O presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae/CE), Jorge Parente, avaliou que o dinamismo dos pequenos negócios, aliado aos investimentos do Governo do Estado, permitiu o crescimento econômico do Ceará, mesmo no cenário de “crise econômica”, enfrentado no primeiro semestre de 2009.

Conforme Parente, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou queda de 1,5%, o Ceará registrou crescimento de 2,8%, no mesmo período. Ele destacou, ainda, que no País, 98,5% das empresas são de pequeno porte. “No Estado, o número de microempreendedores chega a mais de 400 mil”, o que revela o perfil empresarial do cearense e a perspectiva de abertura de novos negócios, em todas as áreas.

O superintendente do Sebrae-CE, Carlos Cruz, explicou que, a partir do mapeamento da cadeia produtiva dos projetos estruturantes, e do estímulo ao desenvolvimento desses negócios, abre-se nova janela para redução das diferenças regionais, no Estado. De acordo com Cruz, a região metropolitana detém 65% do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará.

Presente à audiência pública, o coordenador do Grupo de Estudos Empreendedorismo e Inovação do Instituto de Cultura e Arte (ICA), da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Fernando Sabóia, pontuou que o empreendedorismo é um problema de estratégia a ser perseguido pelos governos. Ele defendeu a elaboração de projetos científicos para explicar fenômenos relacionados ao tema “empreendedorismo” e sugeriu a criação de um programa de formação empreendedora direcionada a jovens e adolescentes do interior.

Fonte:Diário do nordeste
Editoria:Negócios