Secitece promove encontros preparatórios para a ICID+18

11 de novembro de 2009 - 10:39

Na sexta, 13, haverá Audiência Pública na Assembléia Legislativa

A Secretaria da Ciência,Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) realiza esta semana mais dois eventos preparatórios para a ICID+18 – II Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas, que acontecerá de 16 a 20 de agosto de 2010 no Centro de Convenções.

Na quinta, dia 12 de Novembro de 2009, o Comitê Organizador da ICID+18 reúne-se às 15 horas, na sede da Secitece para discutir os avanços do plano de ação nas três dimensões: dimensão política, do conhecimento e da difusão e de mudanças de práticas. Além da Secitece, compõem o Comitê representantes da Funceme, Instituto Centec, UVA, Uece, Seduc, SDA, Setur, Secult, Secretaria das Cidades, IPECE, Cogerh, Compam, Defesa Civil, DNOCs, UFC e IF-CE.

Na sexta, dia 13, às 9 horas, será realizada Audiência Pública na Assembléia Legislativa para discutir a ICID. A Audiência foi requerida pelo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da AL, Deputado Roberto Cláudio e conta com apoio do presidente da AL, deputado Domingos Filho, e do presidente da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semi-Árido, Deputado Cirilo Pimenta.

A ICID+18 é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará e Ministério do Meio Ambiente é organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e Social Dimensions of Environmental Program (SDEP) da Universidade de Illinois.

O evento conta com o apoio do Banco do Nordeste, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Banco Mundial, Embrapa, INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Rede Clima, Ministério da Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Universidade de Illinois, além de outras Universidades e Centros de Pesquisa.

A ICID +18 abordará os temas “Clima: Variabilidade e Mudanças Climáticas nas regiões semiáridas”, “Vulnerabilidade e Impactos das Variações Climáticas” e “Processos de Políticas Públicas para Adaptação a Mudanças Climáticas e para o Desenvolvimento Sustentável de Regiões Semiáridas”. A expectativa é de que pelo menos 2000 participantes, de mais de 50 países participem do evento.