Tecnologia em saúde

6 de novembro de 2009 - 10:11

A saúde pública representa área promissora para o desenvolvimento tecnológico e a expansão da próspera indústria farmacêutica. Por isso, o Ministério da Saúde tem se voltado para induzir, cada vez mais, a produção de medicamentos, equipamentos médico-hospitalares e insumos para substituição das importações nesse segmento. Assim, o País adquirirá autonomia em relação à diversificação de aparelhos e medicamentos adquiridos no exterior, ampliando o parque nacional, gerando investimento, emprego e renda.

Nesse rumo, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem exercido papel essencial, como a mais antiga instituição brasileira, detentora das grandes linhas de pesquisas médicas, concentradora das maiores equipes de especialistas criadores de tecnologia de ponta, em saúde pública, exigida para os problemas enfrentados pelo poder público. Paralelamente, a Fiocruz oferece aos quadros do serviço público cursos regulares de treinamento, qualificação e especialização, dotando o País de recursos humanos de alto nível.

Na sua trajetória, vive a Fundação um novo tempo, procurando descentralizar seus serviços e atender às demandas nacionais em saúde, em que elas se fazem mais necessárias. O Ceará está sendo contemplado com essa parceria produtiva. Em junho passado, a Fiocruz e o Estado celebraram convênio de cooperação técnica, científica e financeira, no valor de R$ 1,4 milhão, para alargar sua presença aqui.

Ontem, foi dado outro passo decisivo, com a assinatura de memorando de entendimento para a construção de um Polo Industrial e Tecnológico no Eusébio. O empreendimento ocupará uma área de 50 hectares, onde ficarão localizados a Fiocruz e a zona industrial de biotecnologia. Este será o primeiro caminho para a fixação, no Estado, de indústrias de medicamentos e de equipamentos em saúde.

Como evidência de futuro próspero, 16 empresas já demonstraram interesse em se instalar nesse polo industrial nascente. Além do suporte industrial, com tecnologia de vanguarda, a presença da Fiocruz terá o objetivo fundamental na partilha do conhecimento científico com as instituições de ensino superior, públicas e privadas, difundindo seu saber acumulado ao longo do século XX.

Outra frente de qualificação de recursos humanos definida pela Fundação compreende a oferta de cursos de mestrado e doutorado em saúde pública, direcionados para os programas de saúde da família. Essa linha programática suprirá, em grande parte, a carência de especialização em saúde, sendo este mais um contributo para elevar a qualidade da formação dos profissionais voltados para a saúde pública.

O Ceará, ao abrigar uma unidade da Fiocruz, marca avanço significativo, levando-se em conta a abrangência do espaço de atuação desse centro de referência voltado para as regiões Norte e Nordeste. Nele, haverá o desenvolvimento de programas de pesquisa, ensino e fomento à inovação tecnológica, com a qualidade dos trabalhos originados na Fundação Oswaldo Cruz. Com a unidade no Ceará, ganham o Norte e o Nordeste um régio presente.

Fonte:Diário do Nordeste
Editoria:Opinião
Data:06/11/09