Estado e Fiocruz firmam parceria

4 de novembro de 2009 - 11:12

Com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o governador Cid Gomes e o presidente da Fundação Oswaldo Cruz assinam compromisso de construção do Polo Industrial Tecnológico de Saúde, que deve fomentar ensino e pesquisa em saúde

O governador Cid Gomes e o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Ernani Gadelha, assinam amanhã o Memorando de Entendimento para a construção do Polo Industrial e Tecnológico de Saúde, antes denominado Polo Farmoquímico. O compromisso está previsto para ser firmado em reunião, no Palácio Iracema, às 14h30min, com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que cumpre agenda em Fortaleza.

O projeto objetiva ser um centro de referência para fomento à inovação tecnológica, pesquisa e ensino em saúde no Norte e Nordeste. Tudo isso, a partir da instalação da Fiocruz, que já funciona em escritório temporário na Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

A entidade vai ocupar uma área de 10,9 hectares, já garantidas pelo Governo do Estado. “A Procuradoria Geral do Estado (PGE) expediu o mandado de emissão de posse para a Fiocruz“, informou o coordenador de Planejamento da Fiocruz no Ceará, Luiz Fernando Pessoa.

Após a assinatura do memorando, Cid Gomes vai ser signatário também do Projeto de Lei (PL) que autoriza a cessão do terreno à fundação. O PL será encaminhado para apreciação da Assembleia Legislativa posteriormente.

Pessoa comentou que o masterplan & projeto principal de arquitetura -, do empreendimento está sendo desenvolvido “respeitando o meio ambiente e prevendo possíveis ampliações. Por exemplo, um recuo de 50 metros (maior do que o solicitado) dos córregos que atravessam o terreno e da lagoa Precabura será feito“.

Grandes trades nacionais do setor demonstram interesse em adquirirem lote do terreno para se instalarem no Estado. Solicitaram a participação 16 empresas, exceto as que ainda estão em contato. Pessoa explica que essas companhias vão passar pela análise de um conselho gestor, mas somente após o recebimento do terreno e a conclusão do masterplan. “As empresas têm que ser ligadas a saúde, a farmoquímica e não podem oferecer risco ao meio ambiente“, ponderou Pessoa.

O orçamento total do polo & que será construído em uma área total de 50,9 hectares (ha) no município de Eusébio, conforme O POVO informou em 23 de julho deste ano &, só vai ser definido em 2010, reafirmou. O motivo é que está sendo analisada a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que orienta a elaboração dos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimento das empresas estatais.

Convênios
A Fiocruz assinou em 23 de junho deste ano um convênio de cooperação técnica, científica e financeira com o Estado no valor de R$ 1,425 milhão. Foram liberados até agora cerca de 38% do total, um valor de R$ 543 mil, para definir a abrangência de atuação da entidade por aqui. Além disso, o recurso será utilizado já para adquirir equipamento para as futuras instalações no empreendimento.

Parcerias com a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor) e as faculdades de medicina de Juazeiro do Norte e Sobral. Será ofertado mestrado e doutorado em saúde pública, direcionado à saúde da família. 

Fonte:www.opovo.com.br
Editoria:Negócios
Data:04/11/09