Juazeiro sediará evento de geoparks

3 de novembro de 2009 - 09:57

O I Encontro Brasileiro de Geoparks: fortalecendo novas candidaturas, será dias 11 e 12/12.

Juazeiro do Norte. Está previsto para acontecer em dezembro, nestemunicípio, o I Encontro Brasileiro de Geoparks: fortalecendo novascandidaturas. A proposta inicial do evento foi apresentada no últimofim de semana, durante reunião na Universidade Regional do Cariri(Urca), com a presença da secretária adjunta da Ciência, Tecnologia eEducação Superior (Secitece), Teresa Mota, além da administraçãosuperior da instituição.

Também foram convidados a participar da reunião de apresentação daproposta instituições parceiras do Programa Geopark Araripe, como oSebrae, Fundação Casa Grande, de Nova Olinda, Fundação Araripe e oInstituto Chico Mendes. A ideia é reunir diversos representantes deinstituições junto com a Universidade, no próximo dia 30, paraconstruir e finalizar a programação do evento reunindo tambémintegrantes do trade turístico regional. Será um encontro preparatório.Pela manhã, será feita uma reunião interna e, à tarde, ocompartilhamento e discussão das temáticas a serem apresentadas.

Para o encontro será elaborada uma rota turística incluindo osprincipais geotopes para apresentar aos representantes de estadosvisitantes, além da cultura local. Serão convidados para o encontronacional representantes de seis Estados brasileiros. O evento iráacontecer nos dias 11 e 12 de dezembro.

O Geopark Araripe é o único do Hemisfério Sul e o objetivo desteencontro é estimular novas candidaturas de áreas que possam se tornarespaços de Geoparks junto à Unesco. No próximo ano, está previsto paraacontecer na região o Encontro Panamericano de Geoparks.

Fonte: Diário do Nordeste
Editoria: Regional