Termelétrica apresenta plano de capacitação

28 de outubro de 2009 - 10:05

Setenta e cinco pessoas devem receber capacitação no município de São Gonçalo do Amarante. A iniciativa ocorre em parceria com a termelétrica da Energia Pecém

Capacitar a população local para garantir mão-de-obra qualificada na própria comunidade. A promessa de desenvolvimento trazida pela termelétrica Energia Pecém, empresa formada pela MPX Energia e EDP, no município de São Gonçalo do Amarante, começa a tomar forma com a apresentação do plano de capacitação técnica para comunidade. Os cursos de mecânica industrial, soldagem industrial e artífice da construção civil foram apresentados ontem e serão realizados em parceria com o Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (Centec) e a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.

De acordo com Moacyr Carmo, presidente da Energia Pecém, estão sendo investidos no plano de capacitação cerca de R$ 145 mil e a expectativa para a primeira etapa é que sejam formados 75 alunos, divididos em três turmas de 25 cada. “Não há uma garantia de que a termelétrica vá absorver todos os que forem capacitados, mas a formação vai permitir que eles trabalhem em outros empreendimentos aqui mesmo no Pecém“, afirma.

Geórgia Aguiar, diretora de Extensão de Tecnologia do Centec, lembra que a previsão é de uma demanda de 50 mil empregos para os próximos quatro anos na área. “Precisamos qualificar antes mesmo de capacitar, porque não temos como formar um mestre de obras se a pessoa não sabe matemática, por exemplo“, explica. Ela conta que o Centec está atualmente concebendo cursos personalizados, de acordo com as solicitações das empresas. “No caso da Energia Pecém o pedido foi feito para profissionais completos e por isso formatamos o curso com este perfil“, diz. A diretora afirma ainda que já estão sendo recebidas as inscrições para o processo de seleção dos cursos, que terão início na primeira quinzena de dezembro.

Os investimentos em capacitação da Energia Pecém devem somar R$ 1 milhão para formar 500 pessoas em variadas funções técnicas. O valor faz parte dos recursos destinados para o Plano de Controle e Monitoramento Ambiental (PCMA) da Energia Pecém que tem um total de R$ 19,5 milhões. “Os valores incluem outros planos, como a melhoria da capacidade do hospital e o aumento do número de vagas na rede de educação“, explica Fábio Santos, responsável pelo PCMA da Energia Pecém.

Ele diz que o objetivo é minimizar os impactos. “A capacitação local evita que se traga muita gente de fora, mas como não há tempo hábil para capacitar todos os funcionários que a empresa precisa. Haverá um aumento natural de pessoas na cidade e por isso ações para educação e saúde são necessárias“, afirma. (Henriette de Salvi)

Fonte:O Povo
Editoria:Negócios