Semana Nacional da Ciência e Tecnologia já tem mais de 750 eventos no Ceará

28 de outubro de 2009 - 15:45

O Ceará ocupa o quarto lugar no ranking dos Estados, a frente de São Paulo e Pernambuco

De 19 a 25 de outubro, acontece em todo o país, a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) que tem como objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A iniciativa pretende mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país, de modo que a sociedade conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

A coordenação nacional da SNCT é de responsabilidade do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de C&T para a Inclusão Social. Em cada estado existem coordenações locais e a realização da Semana conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades ligadas à C&T de cada região do País.  No Ceará, a Semana é coordenada pela Secretaria da Ciência ,Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece).

O Ceará já ocupa o quarto lugar no ranking dos Estados, atrás apenas de Rondônia (5550), Rio de Janeiro (1741), Minas Gerais (1104). São Paulo ocupa a quinta posição, com 695 eventos, seguido de Pernambuco, com 595.

Diversas atividades integram a programação da Semana: dias de portas abertas em instituições de pesquisa e ensino; tendas da ciência em praças públicas; feiras de ciência, concursos, oficinas e palestras; ida de cientistas às escolas; jornadas de iniciação científica; distribuição de cartilhas, encartes e livros; exibição de filmes e vídeos científicos; excursões científicas; programas em rádios e TVs; eventos que integram ciência, cultura e arte; etc.

No Ceará, já são 752 eventos cadastrados envolvendo 17 municípios e 254 instituições: Beberibe , Caucaia, Crato, Fortaleza, Fortim, Horizonte, Icapuí, Ipu, Iracema, Jaguaribara, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Russas, Sobral e Ubajara.

Em Sobral, as atividades da Semana Nacional de C&T contarão com a palestra da secretária adjunta da Secitece, Teresa Mota, sobre Inovação Tecnológica, no dia 20 de outubro de 2009, às 19h, no Centro de Convenções de Sobral. O evento é realizado pela Secretaria de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE) do município, com o apoio da Secitece.

No dia 21, às 16h, o Prof. Dermeval Carneiro ministra palestra Impressões Digitais do Cosmos, no Centro de Formação de Instrutores, do CENTEC-CE.

Saiba mais em semanact.mct.gov.br.