Ciência no Brasil – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009

28 de outubro de 2009 - 10:14

Popularizar a ciência brasileira, principalmente entre os jovens, e apresentar a pesquisa científica como peça fundamental para o desenvolvimento do País. Esta foi a missão da sexta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada na semana passada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e mais de 708 instituições ligadas a ciência e tecnologia país a fora.

Segundo o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, esta é uma oportunidade importante para divulgar a história e o potencial da ciência brasileira. “Nossa ciência ainda é muito nova e talvez por isso nossos cientistas ainda são pouco conhecidos. Por isso vamos dar atenção especial a este tema, apresentando nossos cientistas nas mais diversas áreas. Vamos falar sobre o que ela (a ciência) já fez, o que faz e, principalmente, sobre o que ainda pode fazer para gerar mais desenvolvimento e qualidade de vida no país”. Para o Ministro, o maior desafio da semana é tornar a ciência, a tecnologia e a inovação mais conhecidas e acessíveis a todo brasileiro

Por isso, “Ciência no Brasil” foi o tema deste ano, discutido entre 19 e 25 deste mês por mais de 15 mil eventos em cerca de 450 municípios por todo o País, recorde da SNCT. O Ceará foi o quinto estado com maior número de eventos cadastrados (771 ao todo), ficando atrás de Rondônia (5836), Amazonas (3762), Rio de Janeiro (1896), Minas Gerais (1207) e Pernambuco (980).

O secretário Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, atribuiu esse número à consolidação, nos últimos anos, de um Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior no Ceará, ratificada no dia 3 de outubro, através da aprovação da Lei da Inovação do Ceará, na Assembleia Legislativa.

Diversas atividades integraram a programação da SNCT pelo País, como tendas da ciência em praças públicas, feiras de ciência, concursos, oficinas e palestras, jornadas de iniciação científica, entre outros. No Ceará, o evento foi coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece) e teve 18 cidades com eventos cadastrados.

Destaques
A Universidade de Fortaleza concentrou mais de 100 eventos cadastrados na SNCT, quase metade dos 216 ocorridos na capital. As atividades contemplaram diversas áreas da ciência, com destaque para as Ciências Tecnológicas, que realizaram mais de 30 palestras. Entre elas, a palestra “Pesquisa e Monitoramento Espacial: tecnologias atuais e futuras”, ministrada pelo dr. Alberto Elfes, nordestino, coordenador de projetos de aeronaves autônomas da NASA.

A Tenda Tecnológica da Unifor apresentou pesquisas e projetos da área, com destaque para o mini-submarino “Samba”, dotado de câmera filmadora e braço robótico; tijolos feitos com fibra de coco e lodo e uma demonstração de uso de energia solar, com maquete residencial interativa, onde o público podia acender as luzes, simulando o consumo da energia.

A Seara da Ciência, espaço de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará (UFC), fez exposições com modelos de Física, Biologia, Química, Matemática, Astronomia e Robótica. A entidade é participante ativa do IYA 2009 (Ano Internacional da Astronomia, promovido pela ONU e IAU – União Internacional de Astronomia), em celebração dos 400 anos desde que Galileu Galilei apontou seu telescópio para o céu.

Durante a semana, a Seara disponibilizou seus telescópios para observações astronômicas no Planetário Rubens de Azevedo, no Dragão do Mar. O Planetário ainda foi contemplado com a doação de sete telescópios, por meio de seleção com os “Nós Locais” brasileiros do IYA 2009. No seu auditório, aconteceu o Curso Popular de Astronomia, ministrado pelo Prof. Dermeval Carneiro, coordenador do Nó Local do IYA 2009 cearense.

O Instituto Centec (Centro de Ensino Tecnológico) homenageou o cientista cearense Francisco José Abreu Matos, criador do programa Farmácia Viva e idealizador do Laboratório de Produtos Naturais da UFC.

Uma semana de atenção a Ciência e a Tecnologia no Brasi

Objetivo

A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar também a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Ela possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a  relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Coordenação

A coordenação nacional da SNCT é de responsabilidade do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de C&T para a Inclusão Social. Em cada estado existem coordenações locais e a realização da Semana conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades ligadas à C&T de cada região do País. Muitos estados e municípios já criaram suas Semanas Estaduais ou Municipais de C&T articuladas com a SNCT.

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia

Crescimento da Semana Nacional de C&T

A SNCT acontece anualmente, no mês de outubro, desde 2004, quando foi criada por decreto. Em apenas seis edições o número de atividades aumentou em quase seis vezes e o número de municípios participantes pulou de 252 para quase 450

2004 – Cerca de 1850 eventos em 252 municípios
2005 – Cerca de 6700 eventos em 332 cidades.
2006 – Cerca de 8650 eventos em quase 400 cidades
2007 – Cerca de 10 mil eventos em quase 400 cidades
2008 – Cerca de 11 mil eventos inscritos em 450 cidades no país.
2009 – Mais de 15 mil eventos em cerca de 450 municípios

Fonte: Jornal O Estado