Mundo Unifor receberá 10 mil

20 de outubro de 2009 - 10:13

Evento reúne três encontros científicos, 2.300 trabalhos e 171 palestras de professores e profissionais

Em sua primeira edição como evento bienal, o Mundo Unifor começou, ontem de manhã, com 9.799 inscritos. A expectativa é de que, até o dia 24, mais de 10 mil pessoas participem do evento, que conta com três encontros científicos, 2.300 trabalhos em apresentação e 171 palestras ministradas por professores e profissionais das áreas de saúde, humanas, tecnologia e jurídica, além de prestação de serviços de cidadania, culturais, artísticos e científicos. Na abertura do evento, que deixou lotada uma das tendas montadas no pátio da biblioteca, o deputado federal (PSB) e professor licenciado da Universidade de Fortaleza (Unifor), Ciro Ferreira Gomes, falou sobre política e economia como base para os desenvolvimentos local e nacional.

Para ele, é preciso preservar a política, não os políticos. “Satanizar a política e “novelizar” o escândalo são os maiores males que se podem fazer ao País. Satanize-se o político, mas salve-se a política”, sentenciou. Nesse contexto, o ex-governador do Ceará disse acreditar que é necessário valorizar a democracia em seus fundamentos mais básicos: a soberania popular e a distribuição equitativa de poder e riquezas. Para isso, Ciro defendeu que é preciso combater o atual padrão de consumo e entender os conceitos de felicidade e globalização.

A explicação, ele disse encontrar na própria juventude, afirmando que a sua geração buscava ser feliz em valores subjetivos. “Não fumei e não traguei, mas achávamos, em tese, que era possível viajar”, gracejou. Agora é diferente. “Hoje parece que ser feliz é responder a uma cruel pergunta: quanto eu dou conta de consumir com a renda de que disponho? É o consumo materialista”, afirmou, acrescentando que a globalização é entendida com base na posição política. “Do lado direito, dos reacionários, a economia moderna é um fato global baseado em três fatores de produção: capital, matéria-prima e trabalho; já, na velha esquerda, temos de espancar com carinho um flanco que diz que globalização é só o outro nome de imperialismo”.

Hoje, começa a programação nas tendas da Humanidade, da Saúde, da Tecnologia, na Tenda Zen, no Lounge do Direito, na Tenda Auditório e na dos patrocinadores. Todas ficam no pátio da biblioteca, mas também há programação no Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ), em que o Espaço da Cidadania foi montado para emissão de documentos e prestação de serviços.

Mais atividades

Segundo o coordenador do Mundo Unifor, o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da instituição, Roberto Ciarlini, com o evento em formato bienal, haverá “mais tempo para organizar palestras e reunir trabalhos”. Prova disso é que, como parte do evento, acontecem o IX Encontro de Iniciação à Docência, o IX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa e o XV Encontro de Iniciação à Pesquisa. As exposições Unifor Plástica e Ekléktikos fazem parte da programação cultural.D Mais informações

O QUE ELES PENSAM

Repercussão na vida acadêmica e social dos alunos