SNCT 2009: Limoeiro do Norte

19 de outubro de 2009 - 10:40

O avanço científico tecnológico se evidencia com mais freqüência no nosso cotidiano, mas infelizmente o mesmo não acontece com relação à sociedade, no que diz respeito ao uso com eficiência dos recursos e equipamentos que são colocados no mercado.

Se faz necessário então, que ações sejam desenvolvidas para aproximar o conhecimento científico e tecnológico da sociedade, ações evidenciando a ciência e a tecnologia como algo intrínseco ao cotidiano popular, possibilitando que os alunos adquiram conhecimentos sobre o funcionamento dos objetos que estão inseridos no seu dia-a-dia e de como se dá o desenvolvimento científico e tecnológico de equipamentos utilizados na sociedade moderna, e que compreenda a importância da química, da física e da biologia para o desenvolvimento humano.

Pensando assim, a Secretaria Municipal de Educação Básica de Limoeiro do Norte, participará da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, realizando várias ações com o propósito de disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos. A Secretaria é responsável pela coordenação de atividades nas 30 escolas da rede municipal, além de incentivar a participação das demais escolas presentes no município (três estaduais e cinco particulares) e da sociedade civil, promovendo palestras, minicursos, passeatas, etc.

O objetivo é Integrar a comunidade estudantil e local favorecendo o acesso ao conhecimento científico e tecnológico, de modo que possam melhorar suas atividades cotidianas. Além de promover o conhecimento da Ciência no Brasil e desenvolver atividades que favoreçam a observação do conhecimento científico e tecnológico nas atividades do cotidiano.

Serão realizadas atividades diversificadas, iniciando com uma passeata, que envolverá alunos e professores, com foco na “Ciência no Brasil” e terá um percurso pelo centro da cidade com destino ao NIT, onde será feita a abertura oficial do evento pelas autoridades locais e representantes das instituições envolvidas no evento. Durante a passeata, serão distribuídas por grupos de alunos, nos sinais de trânsito, lixeirinhas para uso no ambiente interno do carro, incentivando assim, os cuidados com o meio ambiente.

Durante a semana, acontecerão palestras com as temáticas: “A História da Ciência no Brasil”; “As contribuições da tecnologia para a educação”; “Tecnologia e Desenvolvimento Humano” e “Ciência no cotidiano”. Também serão apresentadas peças teatrais, organizadas pelos Núcleos de Ciências das escolas da rede municipal de Limoeiro do Norte, abordando temas científicos relacionados ao dia-a-dia.

O município terá ainda minicursos destinados aos profissionais da educação com carga horária de 8 horas, como: Vigilantes em alerta; Patrimônio: uso responsável; Alimentação saudável; Corpo e movimento: Vida Saudável.

Paralelamente, serão realizadas atividades diversas nos 7 CIDs (Centro de Inclusão Tecnológica), e nas escolas para atender a públicos distintos, como exibição de filmes, apresentação de peças teatrais, palestras com temas concernentes a temática da semana, exposição de cartazes produzidos pelas escolas participantes do evento, lançamento dos jornais de ciências das escolas, etc.