Pesquisa nas minas retomada

6 de outubro de 2009 - 10:12

Com potencial já identificado, Governo do Estado agora concentra esforços para atrair indústrias de ferro-gusa

Amainada a crise econômica internacional, o subsolo cearense volta a ser interessante para investidores do setor mineral. As pesquisas para exploração de minérios no Estado, paralisadas por conta das turbulências financeiras, que afetaram fortemente o setor, são retomadas, em especial aquelas dedicadas à busca de minério de ferro, matéria-prima para o setor siderúrgico. Com potencial já identificado nesta área, Governo do Estado agora concentra esforços para atrair indústrias de ferro-gusa, o passo seguinte dentro da cadeia de produção de aço.

O interesse em implantar indústrias do tipo tem por objetivo agregar valor ao minério de ferro cearense, para que todo ele não seja simplesmente exportado em sua forma bruta. “Creio que o natural para o futuro é que isto se transforme em matéria prima para a nossa siderúrgica”, afirmou o governador Cid Gomes em seu microblog.

De acordo com o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece), Antonio Balhmann, o investimento na construção de cada uma dessas usinas deve gerar entre US$ 20 milhões e US$ 30 milhões. “A ocorrência de minério de ferro no Ceará já é divulgada, e essa presença tem se desdobrado na possibilidade de instalarmos aqui indústrias de ferro-gusa. Ainda não temos nada definitivo, mas estamos tentando convencer os empresários. A crise atrapalhou muito o setor e os empresários criaram uma resistência, mas estamos retomando esses trabalhos”, diz o presidente da Adece.

A construção de indústrias de ferro-gusa no Interior do estado se torna mais viável agora com a instalação de equipamentos de logística para a importação de carvão mineral, a ser utilizado na siderúrgica e na termelétrica do Pecém, como as esteiras transportadoras e descarregadores minerais. Com isso, o carvão importado deverá chegar ao interior, para mover essas novas indústrias, por meio de transporte ferroviário. Os planos, segundo adianta Balhmann, é de que essas usinas sejam erguidas no entorno do município de Sobral, onde há maior ocorrência identificada de minério de ferro. Balhmann explica que, além de Sobral, outros municípios da região norte do Estado, como Quiterianópolis e Barroquinha, também tem potencial para exploração do minério.

O presidente da Adece visitou recentemente o distrito de Torto, em Sobral, onde há áreas sendo pesquisadas por investidores chineses.

Em breve, acredita Balhamnn, o Ceará deverá explorar cerca de 1 milhão de toneladas de minério de ferro. Isso, segundo ele, seria uma fase inicial.

Qualificação

“Nós temos hoje um desafio no Estado, aliás no Brasil: formar mais geólogos e técnicos em mineração”, afirmou o governador Cid Gomes em seu microblog. Cid disse que pretende incluir, em pelo menos quatro das 49 Escolas de Educação Profissional o curso técnico de geologia e mineração. Ele adiantou que já fez pedido ao presidente da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) o currículo e a relação de equipamentos de laboratório para esse tipo de curso.

Fonte: Diário do Nordeste
Data: 06/10/09