Funceme conclui monitoramento e caracterização em quatro microbacias do Ceará

2 de outubro de 2009 - 14:36

Foram contemplados pelo PRODHAM projetos nos rios Cangati e Batoque e nos riachos Pesqueiro e Salgado

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) concluiu os trabalhos de monitoramento biofísico da microbacia do rio Cangati, em Canindé, e os estudos de “Marco Zero” do rio Batoque (Paramoti) e dos riachos Pesqueiro (Aratuba) e Salgado (Palmácia e Pacoti). O relatório final das ações, que aconteceram no âmbito do Programa de Desenvolvimento Hidroambiental (PRODHAM), foi entregue à Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (SRH) no fim de setembro.

Os projetos foram realizados com objetivo de promover a sustentabilidade dos recursos hídricos, por meio de ações de conservação de solo, água e vegetação em microbacias hidrográficas, tendo o homem como ponto focal. “A microbacia do rio Cangati foi a área piloto escolhida pela SRH, no âmbito do PRODHAM, para os estudos do monitoramento biofísico. A idéia é usar o conhecimento gerado através desse monitoramento em outras bacias semelhantes no Ceará, analisando as diferenças e adaptando as ações e intervenções relacionadas ao meio ambiente”, informou Porfírio Sales Neto, chefe da Divisão de Estudos Básicos e Sistema de Suporte (DISEB) da Funceme, e um dos coordenadores do projeto.

Em 14 meses de trabalho, a Fundação envolveu 16 técnicos de diversas áreas. Os estudos também contribuíram para a geração de trabalhos técnicos-científicos, pesquisas de pós-graduação e capacitação técnica de pessoas das comunidades locais.

Ações no Cangati

Foram realizadas uma série de intervenções físicas, econômicas e sócio-ambientais e colhidas informações suficientes para dar dimensionamento e caracterização do comportamento hidroambiental da microbacia, com dados importantes para o manejo racional, atendimento de demandas básicas e gestão de risco do semi-árido.

Foram recuperadas matas ciliares; reduzido o processo de assoreamento em reservatórios; aumentadas a umidade do solo e a produtividade relacionada a agricultura de sequeiro; e incentivada a conscientização da população quanto ao uso sustentável e preservação dos recursos naturais.

Marco Zero

Nas microbacias do rio Batoque (Paramoti) e dos riachos Pesqueiro (Aratuba) e Salgado (Palmácia e Pacoti) foram identificadas características da climatologia, do relevo, da geologia estrutural e da ocorrência mineral das respectivas microbacias, assim como o regime hidrológico médio. Também foi realizada a caracterização hidrogeológica quantitativa e qualitativa a partir do cadastro de poços da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).