Evento aborda Indústria do Capital Empreendedor no Nordeste

2 de outubro de 2009 - 16:22

O II Seminário Capital Empreendedor Nordeste acontece dias 16 e 17/10, no BNB

Nos dias 16 e 17 de outubro, empresários, empreendedores e profissionais cearenses participarão do II Seminário Capital Empreendedor Nordeste, no Auditório do Centro Administrativo do Banco do Nordeste S/A (Av. Parajana, 5700 – Passaré – Fortaleza – CE).

O evento pretende ser um fórum de discussão reunindo gestores de fundos de capital de risco, investidores, empreendedores, consultores, instituições governamentais e o meio acadêmico, visando aproximar empreendedores e investidores para debater oportunidades de negócios, com interesse especial no desenvolvimento da Indústria do Capital Empreendedor no Nordeste do Brasil.

Para a secretária adjunta da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Teresa Mota, “essa é uma excelente oportunidade para que os empresários de incubadas e os gerentes de incubadoras possam compreender o funcionamento do programa, desenvolvido em parceria com o BNB, e como obter capital de risco para novos negócios, especialmente de base tecnológica, para financiar o crescimento de seus empreendimentos inovadores”.

Os participantes do evento irão conhecer o papel e importância do capital de risco na estruturação de novos negócios e no fomento à inovação tecnológica e gerencial das empresas; além de discutir a importância do capital de risco e do empreendedorismo para o crescimento da economia brasileira e para a criação e a consolidação de empresas e negócios emergentes.

Também serão discutidas novas oportunidades de investimentos e instrumentos de capital de risco para o crescimento da sustentabilidade das empresas da Região Nordeste; a experiência de empresas que receberam capital de risco; a visão de investidores e gestores para relatar a prática da relação entre investidor e empreender e a contribuição dos fundos de Capital de risco das empresas para a abertura de capital.

O I Seminário Capital Empreendedor do Nordeste foi realizado há 10 anos. Este ano, o evento acontece durante a quinta edição edição do Encontro Regional dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais do Nordeste, promovido pela Apimec Nordeste.

As inscrições serão gratuitas para os associados da Apimec e R$ 50,00 para não associados incluindo almoço. As vagas são limitadas. Não haverá inscrições no local do evento. Mais informações pelo telefone 85 3253-5850 ou pelo e-mail apimecne@apimecne.com.br

MERCADO DE CAPITAIS – O Brasil entrou definitivamente na rota dos investimentos internacionais. Esse interesse é um sinal de amadurecimento do mercado nacional e da perspectiva de retorno adequado propiciado pelos investimentos no País. Com o aumento da participação de fundos estrangeiros e com o crescimento dessa indústria no Brasil, os investimentos em Private Equity e Venture Capital devem continuar crescendo, movimentando a economia brasileira e oferecendo novas perspectivas para o desenvolvimento do mercado de capitais no País.

Os recursos captados pelos Fundos de Private Equity e Venture Capital junto a investidores institucionais (fundos de pensão, fundos soberanos de governo, instituições financeiras, seguradoras, pessoas físicas e investidores internacionais) totalizavam U$ 26,6 bilhões em capitais comprometido junto a esses fundos ao final de 2008, dos quais U$ 11 bilhões ainda disponíveis para novos investimentos. A expectativa de captação para os próximos anos é em torno de U$ 20 milhões, o que demonstra a importância desses instrumentos para financiar o crescimento econômico, contribuindo para o desenvolvimento do mercado de capitais no Brasil.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 16 de outubro de 2009 – sexta-feira (manhã e tarde)

Abertura solene: 9h00
–    Presidente BNB –  Roberto Smith
–    Presidente APIMEC Nacional: Lucy Souza
–    Presidente APIMEC Nordeste: Raimundo Porto Filho

1º Painel: 9h30:
A Indústria do Capital Empreendedor no Brasil: evolução, importância e estágio atual.
–   ABVCAP –  Sidney Chameh – Vice-presidente
–   CVM – Felipe Claret Mota – Superintendente
–   BM&FBovespa –
–   BRADESCO Banco de Investimento

2º Painel: 11h30
A Indústria do Capital Empreendedor no Nordeste: oportunidades e desafios.
–  BNB – Luiz Henrique Mascarenhas – Diretor Financeiro
–  BNDES – Márcio Spata – Diretor
–  FINEP – Patrícia Freitas – Superintendente da Área de Investimentos
–  PETROBRAS – Marcílio Ribeiro de Miranda – Consultor de Negócios
–  SUDENE – Cláudio Vasconcelos Frota – Diretor

3º Painel: 14h00
O capital de risco como fator para o crescimento e consolidação das empresas e desenvolvimento do mercado de capitais (CASES)
–  MICROSOL – Valdelirio Pereira Soares Filho
–  FANOR – Carlos Alberto Filgueiras (Degas)
–  CLORO VALE DIAMANTES – Vlademir Airolds e Francisco Jardim

4º Painel: 16h00
A visão do gestor de fundos de capital de risco
–   CRIATEC – Robert Binder – presidente
–   NORDESTE EMPREENDEDOR – José Luiz Pano
–   ADVENT INTERNATIONAL – Frederico Brito
–   BFA INVESTIMENTOS – CélioFernando Bezerra Melo

Dia 17 de outubro de 2009 – Sábado – 9h00

Visita ao Parque Eólico de Praias de Parajuru, localizado no município de Beberibe, a 103 km de Fortaleza (CE).