Inovação: Ceará é o estado nordestino com mais prêmios nacionais da Finep, de 2003 a 2008

30 de setembro de 2009 - 12:09

Na edição de 2009, foi o recordista de inscrições da região Nordeste, com 37 projetos apresentados.

Distante aproximadamente 165 km de Fortaleza, a cidade de Russas, naregião do Baixo Jaguaribe, conseguiu, graças à inovação, dar destaqueao pólo ceramista do município. A empresa Cerâmica Dantas (Cedan)desenvolveu um forno que lhe rendeu um prêmio regional da Financiadorade Estudos e Projetos (Finep) em 2007 e contratos com vários estados doBrasil.

Graças a esse tipo de esforço, o Ceará tem se destacado, há algunsanos, nos resultados do Prêmio Finep de Inovação. O estado emplacouprimeiros lugares em categorias nacionais nos anos de 2003, 2005, 2006e 2008. E na edição de 2009, foi o recordista de inscrições da regiãoNordeste, com 37 projetos apresentados.

Com baixo custo de manutenção, redução no consumo de combustível efacilidade de operação entre suas vantagens, o forno é um bom exemploda capacidade que os empreendedores cearenses têm de criar soluções compoucos recursos. Paulo Dantas, proprietário da empresa, lembra quedesenvolveu o equipamento por um motivo simples: necessidade deeconomizar.

“Para conseguir um produto com a mesma eficiência, os fornosexistentes no mercado custam mais de um milhão de reais. O nosso saipor 250 mil”, afirma. Ele também lembra que o processo não contou comtestes em laboratórios de universidades ou empresas. Contou apenas comseu conhecimento obtido em cursos de especialização na produção decerâmica.

De acordo com Vera Ilka Meireles, superintendente do InstitutoEuvaldo Lodi (IEL), entidade vinculada à Federação das Indústrias doEstado do Ceará (Fiec), desde o ano 2000 tem sido feito um trabalhojunto aos empresários para divulgar o prêmio e fazer com que exemploscomo o forno da Cedan sejam conhecidos em todo o país. Ela acredita queas premiações obtidas são resultado, em boa parte, dessa iniciativa.

“Passamos a considerar o Prêmio Finep como uma das ações do IEL. Eleé uma boa oportunidade para mobilizar e conscientizar os empresários deque inovação não é coisa de grandes corporações, lembra ela,ressaltando que esse pensamento ainda é recorrente em muitos setores,principalmente nas micros e pequenas empresas.

Em todo o Brasil foram inscritos 571 projetos no Prêmio Finep. Aparticipação do Ceará corresponde a um terço do registrado na regiãoNordeste, que teve 110 inscrições. Os vencedores das etapas regionais enacional dividirão R$ 29 milhões em financiamentos pré-aprovados pelaFinep. Segundo Vera, o resultado da etapa regional será divulgado nocomeço de outubro, em Recife. Mais informações podem ser obtidas noendereço www.finep.gov.br/premio.

Empresa ganhadora do prêmio desenvolve equipamento de avaliação de asfalto
Aparticipação de empresas cearenses no Prêmio Finep tem gerado um ciclovirtuoso na área de inovação do estado. A Armtec Tecnologia emRobótica, por exemplo, já venceu quatro categorias regionais e hojeconta com um financiamento de 500 mil reais da instituição paracontinuar investindo em inovação. Um dos resultados desse processocontínuo será mostrado no começo do mês que vem.

De acordo com o diretor executivo Roberto Macedo, a empresadesenvolveu um robô capaz de avaliar os materiais usados napavimentação de estradas. Com ele, será possível testar, através depequenos trechos de pistas experimentais, a qualidade do asfalto e asua resistência. A máquina, acrescenta o empresário, é capaz decalcular até o desgaste que o pavimento irá sofrer ao longo dos anos.

Para Roberto, o principal desafio, principalmente para as pequenasempresas, é colocar o produto no mercado depois de desenvolvido etestado. Ele garante que não faltam exemplos de inovação, mas muitossão desconhecidos pela sociedade por causa da dificuldade de investirem divulgação e produção em grande escala e até vencer o preconceitoque ainda existe para produtos regionais.

Uma alternativa para isso, acredita ele, tem sido recorrer aosprogramas de incentivo à criação de mercado consumidor para pequenosempreendimentos. Ele cita, entre os que mais têm ajudado as empresas doCeará, o Projeto Vínculos, do IEL, e a Rede Petro, da Petrobras.

Fonte: Funcap