Workshop ensina como elaborar projetos para editais nacionais e internacionais

21 de setembro de 2009 - 10:33

Capacitação promovida pelo CONSECTI, FINEP e a União Européia, com apoio da Secitece, aconteceu dias 17 e 18/09 no Centec/CFI.

Aumentar as chances de os pesquisadores brasileiros receberem financiamento para a pesquisa. É com essa meta que o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI), a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a União Européia (UE) estão realizando uma série de workshops pelo Brasil, capacitando técnicos e pesquisadores na elaboração de projetos para concorrer aos editais da FINEP e da UE.

Em cada workshop, palestrantes da FINEP e da UE ministram aulas sobre conteúdos relativos à boa apresentação de projetos a essas instituições. Os participantes, indicados por Universidades, Secretarias dos Governos Estaduais, Fundações de Amparo à Pesquisa, Institutos e Empresas, têm aulas sobre: os tipos de instrumentos para financiamento, critérios de avaliação, preenchimento de formulários, erros comuns, jargão dos editais internacionais, prestação de contas, entre outros.

A série de workshops começou em Brasília, em julho. Em Fortaleza, a capacitação, com o apoio da Secretaria da Ciência ,Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro, no Instituto Centec/CFI.

Também já estão programados workshops nas cidades de Belém (PA), nos dias 9 e 11 de novembro; e Palmas (TO), nos dias 12 e 13 de novembro. A realização do evento nessas cidades será uma experiência piloto para replicação em outras localidades.