Governo lançará Plano Nacional de Inclusão Digital

11 de setembro de 2009 - 08:40

O governo federal lança o Plano Nacional de Inclusão Digital, para montar 3 mil telecentros e conceder 5 mil bolsas a monitores. A iniciativa está sendo costurada em conjunto pelos ministérios do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (MCT) e das Comunicações (Minicom), faltando apenas formalizar o termo de cooperação. As informações são do secretário de Inclusão Social do MCT, Joe Valle, que arrisca um prazo para que o plano seja lançado: duas ou três semanas.

“Falta apenas a finalização do termo de cooperação entre os três ministérios. Mas está tudo acertado e os ministros já vão assinar”, revela Valle. Segundo ele, essa ação nada tem a ver com a iniciativa do Minicom, já concluída, de distribuição de kits de telecentros para mais de 5.400 municípios.

Além de distribuir equipamentos para implementação de telecentros, o Plano Nacional de Inclusão Digital será mais amplo: o Minicom doará os equipamentos, o MCT pagará os salários dos bolsistas monitores e o Ministério do Planejamento entrará com o conteúdo a ser trabalhado por redes locais.

Junto com o lançamento do Plano Nacional de Inclusão Digital, será lançado edital para os municípios que desejarem se candidatar. Podem concorrer quaisquer cidades, mesmo as que já têm telecentros. Entre os requisitos para se qualificar no edital estarão: ser um município com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, estar localizado em região de exclusão e ter na cidade uma instituição que trabalhe com inclusão digital.

O município também terá que comprovar que há fornecedores com expertise na região, demonstrar necessidade de implantação do telecentro, entre outros requisitos. Segundo Valle, a estratégia tem objetivo final a inclusão social. “A Cidade Digital não é um fim em si, mas um meio para a inclusão social” avalia o secretário.
Fonte: Guia das Cidades Digitais


Simplícia Vianna
Diretora de Comunicação
(85) 8833.3217
MSN: plicia@hotmail.com