Fórum discute Acquario Ceará e suas interfaces com a educação superior

10 de setembro de 2009 - 09:00

O secretário do Turismo Bismarck Maia é o convidado da reunião mensal do Fórum das Instituições de Ensino Superior do Estado do Ceará. Na pauta, o debate com membros da comunidade científica cearense sobre o projeto do Acquario Ceará e suas interfaces com a educação superior. O evento acontecerá no Auditório do Conselho de Reitores do Ceará, nesta sexta-feira, das 9h às 12h.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece, Prof. René Teixeira Barreira, e o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc), Prof. Antônio Colaço Martins coordenarão os trabalhos. Participam do debate, Fábio Perdigão (doutor em oceanografia e professor da Universidade Estadual do Ceará), Manuel Antônio de Andrade Furtado Neto (diretor do Instituto de Ciências do Mar – Labomar da Universidade Federal do Ceará), e Rúbia Valério (gerente do curso de Turismo e Hospitalidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE).

Segundo o Secretário Bismarck Maia, é uma estratégia governamental a discussão do projeto com a sociedade, sobretudo com a comunidade acadêmica. “A nossa meta é apresentarmos o projeto ao maior número de instituições possível”. Em maio, o projeto foi debatido na Universidade de Fortaleza (Unifor).

Acquario Ceará

O Acquario Ceará,  o qual será construído no antigo prédio do Dnocs, na Praia de Iracema, será o primeiro aquário internacional da América Latina. O equipamento, de cunho científico-educacional, se tornará um importante atrativo de visitação, fortalecendo assim o turismo do Ceará.

Orçado em R$ 250 milhões, com 21,5 mil metros quadrados de área construída e tanques com capacidade para 15 milhões de litros, o Acquario Ceará é um dos mais importantes investimentos do Governo do Estado. As obras devem ser concluídas até julho de 2010.

Além da localização privilegiada e do espaço contemplativo, o Acquario terá em seus quatro pavimentos áreas de lazer, dois cinemas 4D, simuladores de submarino, equipamentos que proporcionam interação entre público e aquário e túneis submersos que levarão os visitantes ao interior do tanque de animais marinhos.

Para o secretário do Turismo Bismarck Maia o aquário será mais um diferencial para o estado em relação a outros destinos turísticos. “Tenho convicção de que esse equipamento mudará o perfil do Estado. Ele se posicionará no mundo inteiro como um local que deve ser conhecido”.

A previsão é que o equipamento receba, anualmente, 1,2 milhões de visitantes, gerando uma receita de R$ 21,5 milhões. Para a economia local, o impacto no mercado de trabalho será de 150 empregos diretos, 1.600 indiretos e 18 mil empregos na cadeia produtiva.

Serviço

Dia: 4 de setembro
Horário: 9h às 12h
Local: Auditório do Conselho de Reitores do Ceará – Rua Silva Paulet, 334, Meireles