Funcap recebe número recorde de projetos para edital de infra-estrutura

17 de agosto de 2009 - 09:47

A Funcap recebeu mais de 250 propostas para o edital.

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) recebeu mais de 250 propostas para o edital destinado a implantação, recuperação e manutenção de laboratórios de pesquisa. O prazo final para submissão de projetos foi o dia 3 de agosto. Esse foi o maior número registrado de propostas em um edital da atual gestão. O financiamento envolve um total de dois milhões de reais para itens de custeio e capital, sendo que cada projeto poderá solicitar, no máximo, 70 mil.

De acordo com Cláudia Linhares Sales, coordenadora da diretoria científica da Funcap, somados aos projetos enviados para o edital do Programa Primeiros Projetos (PPP), são mais de 430 submissões. Ela atribui essa grande procura a dois fatores principais. “Em primeiro lugar, a comunidade científica está mais preparada e atenta aos editais”, diz. O outro motivo, na sua avaliação, é o esforço que a fundação tem feito para se aproximar mais dos pesquisadores. “Com isso, eles se sentem motivados para submeter os pedidos”.

Há um terceiro fator a ser considerado, segundo a diretora. As universidades contrataram mais profissionais para o corpo docente e isso levou mais doutores aos laboratórios. Esses professores recém-chegados, explica Cláudia, têm novos projetos para desenvolver e aumentaram a demanda por equipamentos e infra-estrutura laboratorial, o que influenciou a procura nos dois editais.

O desafio, agora, é analisar todas as propostas. “Estamos formando uma força-tarefa para isso”, diz a diretora da Funcap. O julgamento vai ser feito em três fases. A primeira é nas câmaras de assessoramento, a segunda no comitê consultivo e a última nas diretorias executivas da fundação. No edital do PPP, o CNPq também participa da última fase de avaliação.

A Funcap tem se empenhado em lançar vários editais de apoio aos pesquisadores locais, inclusive com financiamentos feitos exclusivamente com recursos próprios, como é o caso do edital de infra-estrutura laboratorial. “Nossa principal preocupação é atender os grupos de pesquisa de pequeno porte, que usualmente não são contemplados nos programas nacionais, como INCT, Pronex e Universal”.