Seminário lembra vida e obra de Frei Tito

12 de agosto de 2009 - 09:14

A Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha realiza, em parceria com o Instituto Frei Tito, Universidade Regional do Cariri URCA) e Diocese do Crato, realizam o lº Seminário Frei Tito de Alencar: Vida e Obra. O evento segue a coordenação do professor Hugo Rodrigues, técnico em cultura da Sectur – Barbalha e foi idealizado a partir das lembranças pela passagem dos 35 anos de morte do religioso dominicano, que transcorreu nesta segunda-feira (10). O evento acontecerá no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, a partir das 19 horas, do dia 19 de agosto.

A mesa de debates discorrerá sobre a vida e obra do Frei Tito, a partir das temáticas: IGREJA, FAMÍLIA E HISTÓRIA. O seminário terá todos os seus momentos abertos ao público.  Na programação, estão previstas palestras e debates temáticos. Dentre os palestrantes estão a pedagoga, coordenadora do instituto e sobrinha do Frei Tito, Lúcia Rodrigues Alencar Lima, Padre Vilecy Vidal, do Eixo Ação da Diocese do Crato e docente do Departamento de História da URCA.

Frei Tito de Alencar assumiu a direção da Juventude Estudantil Católica em 1963 e foi morar em Recife. Em outubro de 1968, Frei Tito foi preso por participar de um congresso clandestino da União Nacional dos Estudantes em Ibiúna, SP. Foi fechado pela polícia e tornou-se alvo da perseguição da repressão militar. Em 69 foi preso juntamente com outros dominicanos pelo delegado Sérgio Fleury, do Departamento de Ordem e Polícia Social (Dops). Durante 30 dias, sofreu torturas nas dependências deste órgão, de onde foi levado para o presídio. No início de 1970, Frei Tito foi torturado nos porões da chamada “Operação Bandeirantes”.

Na prisão, ele escreveu sobre sua tortura e o documento correu pelo mundo e se transformou em símbolo de luta pelos direitos humanos. Traumatizado pela tortura que sofreu, Frei Tito se submeteu a um tratamento psiquiátrico. Seu estado era instável, vivendo uma agoniada alternância entre prisão e liberdade diante do passado.  No dia 10 de agosto de 1974, um morador dos arredores de Lyon, na França, encontrou o corpo de Frei Tito, suspenso por uma corda. A causa da morte – suspeita de suicídio – tornou um enigma. Neste dia 10 de agosto completam-se 35 anos da trágica morte do cearense, Frei Tito de Alencar Lima. O suicídio foi o seu gesto de protesto. Deixara registrado nas páginas de sua Bíblia que…”é melhor morrer do que perder a vida”.

Contato:

Universidade Regional do Cariri – URCA

(88) 3102-1212 ramal 2617

www.urca.br – Elizangela Santos (88) 9915.3450

Crato, 21 de julho de 2009.

Simplícia Vianna
Diretora de Comunicação