Projeto “Cadeia é lugar de Cidadania” desenvolvido no Crato
7 de agosto de 2009 - 09:43
Reconhecer o sistema prisional como espaço para reintegração social é um dos objetivos do Projeto “Cadeia é lugar de Cidadania”, realizado na Cadeira Pública do Crato. O projeto consiste na realização de cursos e palestras que tem como foco a profissionalização e o fomento aos princípios de cidadania. Já foram realizados cursos de origami, corte e costura, artesanato em E.V.A, bijuterias, artesanato em jornal, pintura em cerâmica, alfabetização de jovens e adultos, além de exposição dos material produzido. No início desta semana, foram iniciados mais três turmas para os cursos de corte e costura e bijuterias com sementes.
Em fevereiro deste ano, foi realizada a exposição Ninho, no Fórum Hermes Parayba, no Crato, que contou com um imenso painel com grafismos, desenhos e frases produzidas pelos detentos e detentas, além de peças fabricadas pelos encarcerados das cidades do Crato e de Várzea Alegre. O projeto conta ainda com o apoio de estagiários do Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri – URCA que desenvolvem um trabalho que visa agilizar a tramitação de processos e servir de elo entre os detentos e a Defensoria e Ministério Público.
O “Cadeia é Lugar de Cidadania é realizado pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, subseção Crato em parceria, com a Pró-Reitoria de Extensão da URCA, Projeto Nova Vida, Juiz da Vara de Execuções Penais/ Comarca de Crato, Coletivo Camaradas e 18ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação – CREDE.
Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri – URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br Elizangela Santos (88) 9915.3450
Crato, 07 de agosto de 2009.
Simplícia Vianna
Diretora de Comunicação
(85) 8833.3217
MSN: plicia@hotmail.com