Formação é uma necessidade

4 de agosto de 2009 - 11:30

A construção de uma carreira vitoriosa, salvo alguns casos excepcionais, depende umbilicalmente de uma boa formação. Ela é necessária antes de se inserir em uma determinada área de atuação, e para se desenvolver dentro dela, através de cursos que agreguem diferencial à formação básica. As oportunidades de acesso a cursos superiores de graduação, mestrado e doutorado foram avaliadas pela FGV na definição das melhores cidades para se fazer carreira. Fortaleza tem avançado nesse aspecto, mas há ainda muito a aprimorar.

Vendo a situação no Estado como um todo, o Ceará possui 60 instituições de ensino superior, entre públicas e privadas. Estas faculdades e universidades oferecem, ao todo, 96 cursos de pós-graduação, sendo 62 mestrados acadêmicos, 11 mestrados profissionais e 23 doutorados. Na área da educação, segundo a avaliação da pesquisa, Fortaleza subiu da 23ª posição em 2005 para a 10ª em 2009.

“É preciso investir mais, a gente tem ainda poucos cursos de graduação e pós-graduação para a demanda, sobretudo com a arrancada dos projetos estruturantes. Entretanto, a formação por nível superior vai além da demanda do mercado. Existem cursos deslocados do mercado, mas há os voltados a ele”, avalia a coordenadora de Educação Superior da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Estado (Secitece), Socorro Osterne.

Entretanto, ela acredita que os projetos programados para o Estado e a escolha de Fortaleza para a Copa do Mundo de 2014 vão forçar os investimentos em educação no Estado, não só por parte das políticas públicas, como da iniciativa privada.

“Fortaleza é a cidade do futuro para a construção de carreira”, acredita Socorro. “Com os investimentos em transporte, energia, urbanização, estradas, jamais Fortaleza será a mesma”, completa. Segundo ela, as promessas à cidade geram a necessidade de formação intensiva de mão-de-obra. “É necessária uma visão proativa, tem que preparar”, diz.

PRÁTICAS DE GESTÃO
Capacitação cria diferencial no varejo

O fortalecimento do varejo em Fortaleza e a concorrência cada vez mais acirrada no setor, com a chegada de multinacionais, está mostrando que a atividade exige cada vez mais capacitação. O espaço se fecha aos poucos para amadorismos, e o conhecimento de práticas inovadoras de gestão torna-se essencial para as empresas que querem garantir sua participação no mercado. Uma formação específica para o setor já é oferecida em Fortaleza, por meio da Faculdade de Tecnologia CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Fortaleza, que oferece o curso de graduação tecnológica em Gestão Comercial. “O curso cria um diferencial para o profissional do varejo. São dois anos e meio, nos quais o aluno recebe certificações parciais através das competências adquiridas”, informa a coordenadora acadêmica da faculdade, Meirijane Anastácio González.

Iniciada há um ano e meio, a faculdade possui 40% de seus alunos formados por pequenos empresários. “Eles querem incrementar o seu pequeno negócio e dar uma projeção na empresa”, explica. “O mercado vem pedindo formação, e a adesão ao curso por empresários foi forte”, diz ela.

O curso, que dura dois anos e meio e é aprovado pelo MEC (Ministério de Educação), conta ainda com uma loja-conceito, que é um minishopping center que funciona como um laboratório de práticas varejistas. “Essa ferramenta agrega valor, o curso exige esse contato com a prática”.

Fonte: Diário do Nordeste
Editoria: Negócios