Eólica

3 de agosto de 2009 - 10:14

Boa notícia! A maior fabricante mundial de aerogeradores de energia eólica — a alemã Führlander — acaba de celebrar Protocolo de Intenções com o Governo do Ceará para implantar uma fábrica no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Antonio Balhmann, retornou ontem da Alemanha, trazendo em sua companhia “o sorriso do dever cumprido”. A esta coluna, Balhmann anunciou: “Até julho do próximo ano, a fábrica da Führlander em Pecém estará produzindo aerogeradores de 2,5 MW”. O investimento alemão, que na primeira fase do empreendimento será de R$ 25 milhões, dará emprego direto a 550 pessoas. Além da fábrica de aerogeradores, a Führlander construirá outra, na mesma área, para a produção de pás. O terreno onde se localizará o empreendimento já foi comprado pela empresa alemã — tem 22 hectares: 11 hectares para a fábrica de aerogeradores, 11 para a de pás.

Eólica (2)

Com a chegada da Fürhlander, a cearense Tecnomacq, que fabrica no Brasil as torres de aço para os aerogeradores da empresa alemã, será ampliada para atender à demanda dos futuros parques eólicos do Ceará e do Nordeste. Eis aí o progresso em cadeia.

Eólica (3)

Para o presidente da Adece, Antonio Balhmann, tudo está mesmo a indicar que o primeiro leilão de energia eólica a ser promovido pelo Governo Federal no dia 25 de novembro terá mesmo potência em torno de 3 mil MW. Na opinião de Balhmann, enquanto não sai o plano estratégico de longo prazo para todo o setor de energias alternativas, a Empresa de Planejamento Estratégico (EPE) dará, com esse leilão, potência e tempo que orientarão os atuais e os futuros investimentos.

Fonte: Diário do Nordeste
Editoria: Negócios
Data: 03/08/09