Funceme recebe mais equipamentos para o Projeto Mata Branca

23 de julho de 2009 - 09:38

Aparelhos são fundamentais para mapear municípios cearenses onde há degradação da Caatinga

O mapeamento da cartografia básica e temática dos municípios cearenses contemplados pelo projeto Mata Branca, que trabalha a conservação e a gestão sustentável do bioma Caatinga, será realizado com maior precisão, através de aparatos tecnológicos doados pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), instituição que elabora o mapeamento recebeu, no último dia  9, dois aparelhos GPS, um projetor multimídia, uma tela de projeção e uma filmadora digital para auxiliar os trabalhos de campo e aprimorar os resultados do projeto.

Além da elaboração do mapeamento, a Funceme também participa da identificação de focos de incêndio (no âmbito do Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais – Previna) e no monitoramento dos indicadores de resultados socioambientais. “Os equipamentos são fundamentais para a melhoria dos trabalhos de campo e escritório, aperfeiçoando a qualidade técnica dos resultados gerais do projeto Mata Branca”, comentou Margareth Carvalho, gerente do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Funceme.

Treinamento

A Fundação realiza, a partir do dia 14 de julho, o treinamento técnico dos colaboradores para operação dos receptores geodésicos DGPS (Differential Global Positioning System), equipamentos também doados pelo Conpam. Uma plotter de alta resolução e um DiskStore (servidor de arquivo de imagem) com capacidade de 1 terabyte, proporcionam o trabalho de monitoramento e identificação dos locais onde o uso desordenado do solo propicia forte degradação das áreas ambientais da Caatinga.

Fonte: Funceme
Data: 23/07/09