URCA homenageia os 100 anos do Poeta Patativa, durante a ExpoCrato

17 de julho de 2009 - 11:09

A Universidade Regional do Cariri (URCA) este ano homenageia o poeta Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, em seu estande na Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ExpoCrato 2009. Os 100 anos do poeta são enfocados durante a exposição, que agrega a arte popular, os trabalhos de xilogravura desenvolvidos pela Lira Nordestina, além da poesia de cordel. Uma réplica do poeta Patativa, em tamanho natural, pode ser vista ao centro, se tornando foco das atenções dos milhares de visitantes que já passaram pelo estande, e querem levar como lembrança uma fotografia com a escultura em madeira.

Na tarde de ontem e à noite, foi realizado um recital de poesias de Patativa e homenagens especiais. Geraldo Gonçalves, sobrinho e discípulo de Patativa do Assaré esteve no estande levando sua poesia e homenagem ao poeta. A Universidade, com essa singela homenagem a Patativa divulga para visitantes de todo o Brasil a importância do trabalho do poeta e a arte regional. No local, pode ser encontrada farta bibliografia, além de elementos que resgatam e inspiram o trabalho do poeta. A exposição tem a coordenação do historiador da URCA e Diretor da Lira Nordestina, Titus Riedl.

Este ano, várias homenagens já foram prestadas pela URCA, dentro do centenário do poeta Antônio Gonçalves da Silva. O Reitor da Instituição, Professor Plácido Cidade Nuvens, abriu o centenário, ano passado, em Assaré, e publicou livros a respeito da obra de Patativa, sendo responsável pelo lançamento da primeira edição em nível nacional da obra da ‘ave poética do sertão’.

Contato:
Universidade Regional do Cariri – URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br – Elizangela Santos (88) 9915.3450
Crato, 15 de julho de 2009.