100 mil vagas – Ceará vai ter que enfrentar desafio da mão de obra

15 de julho de 2009 - 09:09

O Ceará brilha os olhos com os 100 mil empregos projetados pelos grandes empreendimentos no complexo do Pecém – principalmente, refinaria, siderúrgica e termelétrica. Os empregos, porém, dependem da capacitação dos trabalhadores

Somados os empregos diretos, indiretos e induzidos, são mais de 100 miltrabalhadores que devem ser beneficiados com três grandesempreendimentos na próxima década: Companhia Siderúrgica do Pecém;Refinaria Premium II e a Energia Pecém. O desafio é fazer com que estasoportunidades de trabalho se concretizem e sejam ocupadas peloscearenses.

O “tiro de largada” para cruzar as informações de demanda e ofertade trabalhadores foi dado ontem no seminário que discutiu a formaçãoprofissional para projetos estruturantes do Complexo Industrial ePortuário do Pecém (CIPP). O evento lotou o auditório do PalácioIracema e contou com a presença dos principais atores públicos eprivados interessados no assunto.

Conforme o vice-governador, Francisco Pinheiro, a formaçãoprofissional do jovem é um dos problemas que o Estado terá deenfrentar. “É um desafio grande conseguir mão de obra qualificada, porisso, nós estamos nos antecipando. Nós temos ampliado muito nossaoferta de ensino profissionalizado no nível médio, que é uma lacunamuito grande no Ceará”, comentou.

Entre as ações que o Governo do Estado já desenvolve, Pinheirocitou o fortalecimento da relação com as universidades – sejam públicasou privadas -, a discussão da adequação de currículo e a contrapartidade empresas privadas para a formação da força de trabalho.

A dimensão da necessidade de mão de obra qualificada é gigantesca.O secretário de Ciência e Tecnologia, René Barreira, garantiu que oEstado está se preparando para cumprir o dever de ajudar na formaçãodos trabalhadores. “Nosso maior desafio é a consolidação da oferta demuitos cursos que já vêm-se dando, mas também a ampliação desta oferta.Temos certeza de que o Ceará tem instituições para formar esta mão deobra”, comentou.

Promimp
O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e GásNatural (Prominp) é uma ação do Governo Federal que objetivaoportunizar a participação da indústria nacional de bens e serviços naimplantação de projetos de óleo e gás no Brasil e no Exterior.

O Ceará está entre os nove estados visitados pelo Ministério doDesenvolvimento Social (MDS) para dar início às intervenções dequalificação profissional, em virtude da Refinaria Premium II, daPetrobras.

Para a capacitação na construção civil – que já teve início emcinco unidades federativas -, a previsão é do início dos treinamentosno Ceará ainda este ano. De acordo com o programa, devem serprofissionalizados 2,3 mil trabalhadores para setor até 2010.

Fonte: O Povo
Editoria: Negócios