Unidade para produção de biodiesel e capacitação de RH

14 de julho de 2009 - 16:29

Pelo Campus Quixadá, participam das atividades do projeto os professores da área de Química

Implantar uma pequena unidade produtiva de biodiesel no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (antigo CEFETCE), Campus Quixadá (Foto) para servir de apoio ao treinamento e difusão da tecnologia de produção do biocombustível, utilizando óleos vegetais como matéria prima. Este é o principal objetivo do projeto “Biodiesel e Biodigestão: implantação de dois modelos de produção em pequenas unidades nos estados da Bahia e Ceará”. A iniciativa é fruto de parceria entre o Instituto, a UFC e a Universidade de Santa Cruz de Ilhéus – (UESC – BA). A previsão de inauguração da miniusina é para o final de 2009.

O projeto está orçado em cerca de 500 mil reais, advindos do Fundo Setorial do Petróleo e Gás Natural (CT-PETRO), que tem como objetivo estimular a inovação na cadeia produtiva do setor, a formação e qualificação de recursos humanos e o desenvolvimento de projetos. A verba é gerenciada pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que gere o Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas de Pesquisa Científica. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovações (SECTI) do Governo da Bahia investiu R$ 90.850,00 no projeto.

A miniusina do Campus Quixadá servirá de modelo para outras iniciativas de produção do biocombustível, bem como oferecerá metodologias e precauções para a instalação de outras unidades produtivas. Também contribuirá para a sustentabilidade econômica dos agricultores da região, visto que estimulará a produção agrícola, para fornecimento dos óleos vegetais, valorizando a mão-de-obra local.

Pelo Campus Quixadá, participam das atividades do projeto os professores da área de Química Assis Rocha (Gerente de Ensino da instituição e co-executor do projeto) João Carlos Assunção, Aline Santos, Suzana Aguiar e Arquimedes Maia. Pela UESC, atuam os professores de Química Rosenira Serpa (coordenadora do projeto), Ana Maria Oliveira, Jaênis Miranda, Mônica de Moura, Sabrine Robra e José Adolfo de Almeida. Pela UFC, integram o projeto os professores de Engenharia Química Antônio Eurico, Mônica Castelo, Estélio Menezes e Andréa Prudente.

No Campus Quixadá, além dos docentes, participam do projeto alunos do Curso Superior de Licenciatura em Química e o Curso Técnico de Química Industrial (cuja aula inaugural ocorreu dia 18), agricultores, agentes rurais e técnicos da área da Petroquímica e do Biodiesel.

Os docentes do Campus que integram o projeto constituíram um grupo de pesquisa intitulado “Bioenergia e meio ambiente”, que tem como linhas de pesquisa a produção de biodiesel, a otimização e controle de plantas de biodiesel por via enzimática, o estudo da viabilidade técnica e econômica de matérias-primas para a produção de biodiesel. Entre as empresas que apóiam o projeto, pode-se citar o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), o Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER).

“O projeto Biodiesel e Biodigestão, implantado nos estados da Bahia e Ceará, coloca-se como de grande importância em termos econômicos, sociais e ambientais. A cadeia produtiva do biodiesel promove a geração de renda, com inclusão social, através da produção de mamona e dendê. Frente às potencialidades do biocombustível na região Nordeste, o modelo de produção descentralizada aparece como uma importante alternativa”, afirmou a Coordenadora do projeto, professora Rosenira Serpa.

Projeto inclui cursos sobre tratamento de óleos vegetais

Docentes, técnicos da área e agricultores da região do Sertão Central cearense e de Taperoá (BA) são beneficiados com cursos sobre o trato com óleos vegetais. Os participantes devem adquirir noção básica sobre a produção e qualidade do óleo para o biocombustível e evidenciam a importância desse combustível renovável para a matriz energética.

Foram realizados cursos sobre o plantio, beneficiamento e co-produção do dendê e da mamona, bem como de controle de qualidade de óleos e biodiesel. Os cursos foram realizados na cidade de Tauá (Ceará) e Taperoá (Bahia) no ano de 2006. Em 2008, aconteceu o curso “Qualidade de óleos vegetais e biodiesel” no então CEFETCE de Quixadá. Participaram técnicos indicados pela Prefeitura do município e pela Petrobras, e alunos de Licenciatura em Química do Campus Quixadá. Em 2009, pretende-se ofertar outros cursos sobre a qualidade de óleos vegetais para produtores e alunos.

 

 

Fonte: O Estado
Editoria: O Estado Verde
Data: 14/07/2009