REFINARIA PREMIUM II – Cronograma deve ser mantido

14 de julho de 2009 - 17:02

O cronograma de implantação da Refinaria Premium II do Estado não deveser atrasado, mesmo com as questões relacionadas à área a serutilizada, questionada como sendo de propriedade indígena. A afirmaçãofoi feita ontem por Eduardo Diogo, diretor de Desenvolvimento Setorial,da Adece (Agência de Desenvolvimento do Ceará).

“Oestudo que a Funai está fazendo deve estar concluído em 90 dias e nãovejo nenhuma possibilidade de atrasar o cronograma de instalação doempreendimento”, disse o diretor da Adece.

Sobre as demandas porpessoal, Diogo informou que “o trabalho da Agência é fazer a interfaceentre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estadodo Ceará (Secitece) e as empresas que estão se instalando aqui”.

“Oseminário será balizador de uma série de ações visando a capacitação equalificação dos profissionais que irão atuar nos empreendimentos”.

“Otrabalhador cearense terá prioridade”, disse. “O nosso grande objetivoé fazer com que os atuais cursos estejam cada vez mais sintonizados comas demandas para grandes projetos, num médio e longo prazos”, afirmouDiogo.

“É preciso que o povo do Ceará se prepare para estemomento”, acrescentou o diretor da Adece. Eduardo Diogo fez referênciaaos impactos econômicos que empreendimentos deste porte trazem para oEstado cearense.

“Esses projetos estruturantes irão responderpor 48% do Produto Interno Bruto cearense. Somente a siderúrgica seráresponsável por 12% do PIB local”, destacou.

Plano sustentável

Parao deputado estadual Roberto Claúdio (PHS), é necessário que exista umplano sustentável para garantir que os cearenses “possam participarnesses empreendimentos”.

“Há a necessidade de profissionalgraduado e técnicos capacitados e treinados para assumir essas vagasque surgirão”, afirmou o parlamentar.

O senador Inácio Arruda(PCdoB/CE) mostrou preocupação com a disponibilidade de pessoalpreparado e capacitado. “Temos às vezes de deslocar profissionais deFortaleza para o Interior ou até importar pessoas de outros estados”.

 

Fonte: Diário do Nordeste
Editoria: Negócios
Data: 14/07/2009