Idéias – Competência

14 de julho de 2009 - 16:00

É usual nos expressarmos, sem, contudo, ter o domínio do significado do que estamos verbalizando. Esse fato, ocorre porque determinadas expressões são familiares aos nossos ouvidos, por razões as mais diversas – é usada na mídia, nos pronunciamentos oficiais, nas gírias profissionais, enfim, faz parte do vocabulário cotidiano. Se passearmos pela língua pátria, constatamos que essas impropriedades também ocorrem, quando utilizada em ambiente técnico. Neste caso, os jargões são apropriados pelas pessoas, que os incorpora ao vocabulário, razão pela qual nem sempre são utilizados com propriedade.

Em artigo anterior, já abordei o tema, sem me ater a expressões técnicas, o que estou fazendo agora. Vejamos por exemplo, o vocábulo “competência”, uma dessas expressões largamente utilizada em interações variadas. Deixando de lado outros significados desta palavra, vamos nos ater aquele aplicado quando se deseja qualificar o desempenho funcional da organização ou do agente responsável pela ação que está sendo avaliada – aprovar total ou parcial ou desaprovar a atuação.

Buscando o sentido genuíno da palavra competência utilizada nesta situação – relacionada ao desempenho, para ser medido, a partir de regras claras pré-estabelecidas, se faz necessário compreender o seu verdadeiro significado, na medida em que também nesse contexto, nem sempre é do domínio comum usá-la adequadamente. Essa me parece uma oportunidade interessante para contribuir com o entendimento do tema e poder disseminá-lo.

Conceitualmente, “competência” significa o agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes, que afeta parte considerável da atividade de alguém, que se relaciona com o desempenho, que pode ser medido segundo indicadores preestabelecidos, e que pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento.”

Se não usado com esta compreensão a sua utilização se afigura inadequada, devendo ser revisto e internalizado o conceito que contextualiza com propriedade o seu significado.

CLÁUDIO MONTENEGRO
Diretor do Instituto Centec

Fonte: Diário do Nordeste
Editoria: Opinião
Data: 14/07/09